A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
O trato corticoespinhal ou trato piramidal é uma grande coleção de axônios que viajam entre o córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal. O trato corticoespinhal é composto principalmente de axônios motores, constituindo o componente voluntário da motricidade.
O primeiro neurônio motor fica dentro do cérebro, em uma área chamada córtex cerebral. Para que qualquer músculo de contração voluntária se mova, o primeiro neurônio emite um impulso elétrico que viaja pelo cérebro, passa pelo tronco cerebral e chega à medula espinhal localizada na coluna vertebral.
Introdução: Somatotopia é a organização topográfica das vias sensoriais somáticas no córtex somatossensorial primário. ... Muitos modelos corticais têm sido criados e aperfeiçoados com base em dados fisiológicos e anatômicos, tipos de neurônios e ajuste de probabilidades médias de conexão por área cortical representada.
3 resposta(s) O controle da motricidade acontece em vários níveis do sistema nervoso, especialmente na medula espinhal, tronco encefálico e córtex motor.