Portanto lesão condral significa lesão da cartilagem. A lesão pode ser causada por eventos traumáticos (exemplos: entorse do joelho, trauma direto em acidente automobilístico, fratura que atinge a superfície da articulação, etc) ou por processo degenerativo.
Lesões condrais são lesões provocadas por degradação da cartilagem articular, em resposta a estímulos metabólicos, genéticos, vasculares e traumáticos, podendo ocorrer devido a um único episódio de excesso de carga na articulação do joelho ou através de vários episódios cíclicos e de pequena magnitude.
As fissuras em cartilagem significam uma lesão em fenda, que ocorrem geralmente na patela. São de tratamento conservador (não cirúrgico ) na maioria dos casos!
As lesões grau 4, então, são aquelas em que ocorreu desgaste completo da cartilagem, colocando a articulação em contato direto com a superfície óssea. As lesões de cartilagem são de difícil tratamento. Isso ocorre por que o tecido condral (de cartilagem) não se regenera completamente com o uso de remédios.
Classicamente, a cirurgia do condromalácia patelar é feita pela técnica artroscópica. Esta cirurgia envolve a inserção de uma câmera dentro do joelho através de duas pequenas incisões que chamamos de portais. Em um portal, o cirurgião segura a câmera e, no outro trabalha os tecidos do joelho.
A condromalacia patelar é causada especialmente pelo enfraquecimento do músculo quadríceps, localizado na parte da frente da coxa e pelo formato do joelho do indivíduo ou pelo posicionamento do seu pé. Estas condições quando associadas ao excesso de peso e ao esforço repetitivo são as maiores causadores da doença.
Condromalácia patelar: seis dicas para acabar com as dores no joelho
Exercícios para Fortalecer o Joelho
Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo - porém, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo.
Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.