b-Se o equipamento for Trifásico, 1 kVA= 1 kW/0.
Multiplique o kW por 1,36 para encontrar o valor em CV.
Exemplo prático O kVA desse exemplo é dado pela divisão do fator de potência pelo valor equivalente em kW, que nesse caso resulta em 0,14. Sendo assim, a conclusão da conversão é de que 5.
Disjuntor Trifásico para Motor 6, MPW25-3-U010 Weg.
2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
Vamos realizar o cálculo da corrente nominal de um motor monofásico, alimentado em 220 V, com potência de 2 cv, rendimento de 83,0 % e um fator de potência 0,90. Todos esses dados são encontrados nas placas de dados dos motores.
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.
Tabelas de Motores, Fios e Cabos
Fórmula para calcular a potência: Para o dimensionamento correto de um motor é necessário a potência ser dada em KW. P = Potência. V = Tensão. I = Corrente.
Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor a ser aplicada.
De acordo com cálculos efetuados por engenheiros especialistas do setor elétrico, a equivalência ou conversão de unidades de medidas elétricas é feita assim:
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Dimensionando o disjuntor correto
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
É comum encontrarmos motores com corrente de partida igual a 7 ou 8 vezes a corrente nominal. Porém, para os motores de produção seriada, normalmente encontrados no mercado, a corrente de partida situa-se entre 5,5 e 7,00 vezes a corrente nominal.
Os contatos principais tem a função de estabelecer e interromper correntes de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas.
O relé é um dispositivo elétrico destinado a realizar modificações súbitas, mas predeterminadas em um ou mais circuitos de saída. É importante compreender que para realizar esta ação, ele precisa alcançar uma condição especifica que varia de relé para relé.
Partes principais de um contator:
Os contatores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. ... Os melhores contatores vendidos atualmente no mercado têm sua vida útil em torno de 5 milhões de ciclos, enquanto os de qualidade inferior têm uma vida útil ao redor de 1 milhão de ciclos.