CHEQUE PÓS-DATADO (...) “O cheque pré-datado, ou pós-datado, como prefere parte da doutrina, é o cheque emitido com cláusula de cobrança em determinada data, em geral a indicada como data da emissão, ou a consignada no canto direito do talão".
Um cheque dado com data futura e para ser cobrado depois, tanto se pode dizer que é pré-datado como pós-datado. Neste caso, são expressões rigorosamente sinônimas. Juridicamente, o termo usado é cheque "pós-datado", mas a prática consagrou a expressão "pré-datado", que é muito mais usada entre nós.
Cuidados ao preencher o cheque
Ao preencher um cheque do tipo pré-datado, é preciso colocar a data que será descontado. Se a compra é feita no dia 30 de maio e o cheque é para 30 dias, deve ser preenchido com a data 30 de junho, por exemplo.
O prazo de 30 ou 60 dias, a depender da praça onde o cheque foi emitido e onde deve ser depositado, começa a contar da data da sua emissão. Atenção, data da emissão não se confunde com a data definida no cheque para pagamento, mesmo se for na modalidade pré-datado.
É um cheque comum com uma data futura preenchida. O cheque pré-datado é quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha, a data que você deseja que o valor seja compensado.
Quando o valor do cheque é superior a R$ 300,00, ele demora dois dias úteis para compensação bancária. Por exemplo: Ele é depositado no dia 01 que é uma segunda-feira na conta de quem o recebeu.
O prazo muda se o cheque estiver cruzado ou for de outra cidade? Não. A única coisa que indica de levará 1 dia útil ou 2 dias úteis para liberar como dinheiro é o valor. Apenas o valor.
Não se preocupe, pois isso é possível sim. A poupança foi criada inicialmente para ser uma conta de depósitos, por isso é possível você depositar dinheiro, cheques e fazer transferência.
O cheque administrativo deve ser creditado no banco, mediante apresentação de documento. Este documento é sempre nominal, indicando o nome do beneficiário. Porém, ele também pode ser endossado, caso não venha na modalidade “não à ordem”.
Se você pediu um empréstimo para conseguir pagar o veículo e na hora de repassar para o vendedor pode emitir um cheque administrativo. Quando você pede esse tipo de cheque para o banco, ele já garante tenha o valor exato para que seja descontado. O que traz mais segurança para negócios como este.
O banco foi um dos pioneiros a oferecer esse tipo de serviço aos consumidores brasileiros. Para ter acesso ao serviço, basta acessar o site da agência bancária. Além de poder realizar consultas, o site possibilita o rastreio de ordem de pagamento.
Normalmente, para sacar uma ordem de pagamento, basta apresentar um documento de identificação na agência em questão....Documentos para emitir e sacar uma ordem de pagamento