De acordo com o dicionário, Vulnerabilidade é a característica de algo que é sujeito a críticas por apresentar falhas ou incoerências; fragilidade. Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Vulnerável significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato.
O termo vulnerabilidade social refere-se à situação socioeconômica de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão.
O que é Vulnerabilidade Social: As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo a sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência.
A pobreza é um elemento de vulnerabilidade social que pode agravá-la e potencializar o risco. ... Neste sentido, podemos entender que o risco refere-se às fragilidades da sociedade contemporânea, enquanto que a vulnerabilidade diz respeito à condição dos indivíduos nessa.
Para esses autores, vulnerabilidade seria um conceito dinâmico, relacionado ao declínio dos níveis de bem-estar após um choque macroeconômico, enquanto que a pobreza é definida pelo Banco Mundial, como uma situação de acentuada privação de bem-estar (incluindo não apenas a privação material, medida em termos de renda ...
Para identificar famílias em situação de vulnerabilidade, utilizou-se o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF)(11). O IDF é um indicador sintético calculável para cada família e que pode ser aplicado a qualquer grupo demográfico, como famílias chefiadas por mulheres, negros ou idosos.
O IVS possui três dimensões: IVS Infraestrutura Urbana; IVS Capital Humano; e IVS Renda e Trabalho. ... Cada dimensão é formada por um conjunto de indicadores, os quais se encontram apresentados a seguir.
Nesse sentido, o termo vulnerabilidade social surge como uma análise inovadora na medida em que abarca situações intermediárias de riscos, frente ao desemprego, a precariedade do trabalho, à pobreza e à falta de proteção social. ... Seriam esses ativos, físicos, humanos e sociais.
O IVS é composto pela média aritmética de dezesseis indicadores divididos em três dimensões – infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho –, as quais compõem o cálculo final do IVS com o mesmo peso.
O Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) é uma ferramenta estatística adotada para mensurar de forma objetiva dados estudantis de diferentes naturezas, classificando a situação de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes-candidatos em 7 (sete) indicadores diferentes.
A avaliação é composta por três barras, uma para cada status. Cada barra é dividida em três partes e cada parte representa um valor de 5, totalizando 15. Com cada valor definido, é necessário fazer o somatório dos três status. Somente com essa soma será possível definir o valor do IV.
O Índice de Desenvolvimento Humano ajusta o IDH para a realidade dos municípios e reflete as especificidades e desafios regionais no alcance do desenvolvimento humano no Brasil. É calculado para todos os municípios brasileiros e divisões intramunicipais (aproximações de bairros) das regiões metropolitanas do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a expectativa de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver.
Como é feito o cálculo do IDH?
Para transformar esse número de anos em um índice, usa-se como parâmetro máximo de longevidade, 85 anos, e, como parâmetro mínimo, 25 anos. Assim, se o município em questão tem uma esperança de vida ao nascer de 70 anos, seu IDHM-L será: (70 - 25) / (85 - 25) => 45 / 60 => IDHM-L = 0,750.
O IDH-M de cada município é a média aritmética desses três índices específicos: somam-se os valores e divide-se o resultado por três (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R / 3). Assim, o IDHM-E de um município é dado pela fórmula (2A+F/3).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a média aritmética de indicadores de três dimensões do desenvolvimento (educação, longevidade e renda).
(Expectativa de Vida ao Nascer, Vida Média ao Nascer) Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a longevidade da população.
Ou seja, a expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
Resposta: Ao analisar os gráficos, é possível perceber que a esperança de vida ao nascer, ou seja, quantidade de anos que um recém-nascido pode viver, está crescendo.
Resposta. Indica uma idade média máxima de vida dos cidadãos de um país. Ela depende de diversos fatores como o investimento em saneamento básico, o controle da violência , produção de alimentos, do sistema de transporte entre outros. Os Estados que possuem alta expectativa de vida são os mais desenvolvidos.
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.