Só para ter uma ideia, uma única pílula do dia seguinte equivale a cerca de 10 comprimidos das pílulas anticoncepcionais comuns, de uso diário. Assim, este fármaco não deve ser adotado com frequência, sendo necessário se consultar com o ginecologista antes de utilizá-lo.
Depois de tomar a pílula do dia seguinte a mulher deve começar a tomar a pílula anticoncepcional logo no dia seguinte. No entanto, quem usa DIU ou toma injeção anticoncepcional já pode usar estes métodos no mesmo dia que usar a pílula de emergência.
Comprimidos serão os primeiros considerados unisex. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram duas novas substâncias encontradas em azeitonas, mangas e uvas que podem substituir o uso da pílula do dia seguinte.
Na verdade, se estiver consumindo o comprimido anticoncepcional corretamente, ao tomar esse outro comprimido, você corre o risco de cortar o efeito dos dois e ainda causar reações adversas! Lembrando de que a pílula não substitui o uso da camisinha.
A falha de uma única pílula combinada não provoca perda da sua eficácia. Entretanto, se você já estiver com mais de 48 horas de atraso (2 pílulas em atraso), o efeito contraceptivo pode ter sido cancelado.
O uso de 3 comprimidos pode aumentar o risco de efeitos colaterais como dor no estomago, cefaleia, inchaço e trombose. Você está com dificuldade de usar o seu anticoncepcional por boca. Discuta com o seu médico os métodos não orai e os de longa duração: DIU de cobre, DIU hormonal, implante, adesivo, anel vaginal, etc.
Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias. Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela.
Não haverá problema algum, seja no quesito proteção contra gravidez, ou no quesito proteção contra acne. Caso (muito dificilmente) haja alguma coisa, talvez você note mudança no costume do sangramento. O que realmente importa é nunca, jamais, em tempo algum pode-se esquecer de tomar a pílula, seja ela qual for.
PAREI DE TOMAR ANTICONCEPCIONAL E NÃO MENSTRUEI. É NORMAL ISSO ACONTECER? Ao interromper o uso da pílula anticoncepcional, o normal é a menstruação descer depois de 3 a 5 dias. Segundo o ginecologista Rogério Leão, isso varia de acordo com o tipo de pílula e também com a possibilidade de doenças no organismo da mulher.
O que pode ser? Isso é perigoso? É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.