Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer ao Atendimento CRA para assinatura do Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa ProUni. O procedimento é um requisito do Ministério da Educação para a manutenção da bolsa e é obrigatório para todos os alunos bolsistas.
Nos casos em que a matrícula do bolsista do Prouni for incompatível com o período letivo da instituição, acarretando sua reprovação por faltas, a instituição deverá emitir o correspondente Termo de Concessão de Bolsa, suspendendo sua utilização até o período letivo seguinte, sem prejuízo ao estudante.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo Brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.
2 - Reprovação em mais de 25% das disciplinas por semestre O bolsista do Prouni precisa ter, no mínimo, 75% de aprovação nas matérias do semestre. Ou seja, o máximo de reprovação é de 25% das disciplinas. Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas.
Submeta a documentação do Prouni novamente Se você realmente for reprovado no Prouni, por falta de documentação ou por não comprovar alguma informação, é possível ir em busca de uma bolsa no programa de novo. ... Desse jeito, a vaga só passa a valer na segunda chamada ou na lista de espera do site do Prouni.
A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos. No caso do benefício parcial, o teto se estende a 3 salários por membro da família.
O aumento da renda pode cancelar a bolsa? Sim. Após obter o benefício, o aluno precisa cumprir as regras de manutenção da bolsa Prouni todos os semestres, apresentando os documentos necessários para renovar o benefício. A partir da aprovação, é dada a continuidade na bolsa para período seguinte.
Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. ... Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.
Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa.
O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 5 de março. O período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março para quem for pré-selecionado em lista de espera.
Os documentos fornecidos precisam ser cópias simples, acompanhadas dos originais, não havendo a necessidade de cópias autenticadas em cartório.
Para descobrir se você foi aprovado no ProUni 2021, acesse o site do ProUni na data de divulgação da primeira chamada. Para saber se você foi aprovado, faça o seguinte passo a passo: Acesse o site oficial do ProUni. A tela seguinte irá mostrar as duas opções de curso escolhidas pelo candidato.
é hora de começar a torcer! Os resultados são divulgados poucos dias depois, na segunda ou terça-feira. Normalmente, a partir das nove da manhã os resultados já podem ser acessados no site oficial do ProUni (o candidato precisa digitar CPF e senha).
A lista de espera do ProUni funciona com os mesmos critérios das duas primeiras chamadas: são selecionados aqueles que obtiveram as maiores notas. Para participar dessa etapa do processo seletivo, o candidato deve atender a determinados critérios, conheça-os a seguir.
Ainda existe chance de ser convocado na segunda chamada do Prouni. O resultado da 2ª chamada sai no dia 1º de fevereiro.
Para consultar o resultado da segunda chamada do ProUni, basta seguir alguns passos. Primeiro, acesse o site oficial do Prouni. O site sempre dispõe de um botão em destaque para consultar o resultado, geralmente “Ver resultados”. Será solicitado o número de inscrição do Enem, que consta no cartão de inscrição.
A segunda chamada do ProUni acontece quando, após a primeira chamada, algumas vagas do programa ficam ociosas. Isso acontece por dois motivos: o candidato selecionado foi aprovado em várias faculdades e teve que optar por apenas uma delas ou ele pode ter sido reprovado em alguns dos critérios exigidos pelo MEC.
Os candidatos regularmente inscritos podem participar das duas chamadas do ProUni e ainda tentar a lista de espera. Para participar das vagas remanescentes basta ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e obtido a mesma pontuação exigida pela seleção regular.
A segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 foi divulgada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, após mudança no cronograma da seleção. Os convocados terão que comprovar as informações prestadas durante a inscrição. O prazo para apresentação da documentação é de 8 a 24 de fevereiro.
A primeira edição do ProUni 2020 tem inscrições entre os dias 28 e 31 de janeiro. Para a segunda edição, a expectativa é que as inscrições aconteçam entre os dias 09 e 12 de junho de 2020. As datas oficiais do segundo semestre serão divulgadas ao longo do ano.
Com o recente encerramento do primeiro processo seletivo do PROUNI de 2021, os estudantes já estão de olho na seleção do segundo semestre. Podem participar do programa estudantes que fizeram o ENEM e atendam aos requisitos do sistema.
A inscrição no Prouni 2021 ficou aberta entre os dias 12 e 15 de janeiro, de forma gratuita e exclusivamente pela internet, no site do Prouni prouniportal.mec.gov.br.
As inscrições para o SiSU 2021/1 vão até sexta-feira, 9 de abril, e o resultado será liberado no dia 13 de abril. Os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril junto à instituição em que foi aprovado.
O Ministério da Educação (MEC) abriu na madrugada desta terça-feira, 6 de abril, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 do primeiro semestre. O prazo vai até sexta-feira, 9 de abril, e a inscrição é gratuita.
O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2 nesta terça-feira, 15 de setembro. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30.
Começa na próxima quarta-feira, 4 de setembro, o processo seletivo para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2019. ... Candidatos não matriculados em Instituição de Educação Superior têm até 11 de setembro para se inscrever; matriculados, até 29 de novembro.
As bolsas remanescentes são aquelas que ficaram sobrando após a seleção regular do ProUni e são disponibilizadas como mais uma oportunidade para o estudante conquistar uma bolsa de estudos e enfim conseguir iniciar o curso escolhido em instituição de ensino particular de qualidade!
Como fazer inscrição para as vagas remanescentes do Prouni Primeiro, o candidato deve acessar o site do Prouni. Em seguida, deve informar seu CPF e o número de inscrição do último Enem, juntamente com a senha cadastrada. Ao preencher, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem.
Pode se candidatar a uma bolsa remanescente quem for professor da rede pública de ensino ou que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e acima de zero na redação. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do programa.
Como fazer a inscrição no ProUni 2021/1? O candidato deverá acessar o site prouniportal.mec.gov.br para se inscrever. Será solicitado o login único do Governo Federal, o Gov.br. Feito o login, o participante será redirecionado para a página do ProUni.