José tinha trinta anos de idade quando começou a servir ao faraó, rei do Egito.
Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza. Para ser chamado ao trabalho, o carcereiro viu em José sua falta de culpa, sua honestidade, uma confiança fora dos padrões normais.
Depois de aproximadamente 40 anos, Deus falou a Moisés de uma sarça que ardia, mas não se consumia. Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.
Era uma vestimenta especial. Esse presente dado a José correspondia ao afeto que Jacó tinha por ele, pois era o filho de sua velhice. O texto diz: “E fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas” (Gn 37:3). ... “Nos tempos antigos, as cores e o comprimento de uma roupa tinham um significado político bem mais acentuado.
Significado de Túnica substantivo feminino Veste simples, comprida e mais ou menos ajustada ao corpo, usada pelos antigos. Veste de comprimento vário, em geral vistosamente bordada, que os jovens usam muito.
Em João 19:23 e 24, os soldados romanos, por ocasião da crucificação, tomam as vestes de Jesus, e a dividem em quatro partes, porém a túnica, de comum acordo, é sorteada entre os quatro soldados. Isso porque a túnica era de fino acabamento e não possuía nenhuma costura, sendo toda tecida de alto a baixo.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e mandou fazer-lhe uma túnica de várias cores (Gênesis, 37.
A túnica bordada (ketonet) era a túnica usada pelo Sumo Sacerdote de Israel e pelos sacerdotes, quando serviam no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.
“Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo” Na Bíblia, em Lucas, capitulo 3, encontramos a pregação de João Batista focada no batismo de arrependimento para remissão dos pecados, preparando o caminho do Senhor Jesus.
Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13). O fato de terem sido escolhidos 12 discípulos parece ter especial importância, pois alguns estudiosos interpretam como uma referência às 12 tribos de Israel.
Em tempos normais, ela é conservada enrolada em um relicário. Apenas um pequeno pedaço de tecido pode ser visto através de um vidro. A vestimenta é composta por mais de 20 fragmentos de tecido marrom. Em um restauro anterior, eles haviam sido costurados em um suporte de cetim claro que estava muito deteriorado.
A narrativa detalhada deste episódio é geralmente considerada como uma das melhores narrativas de uma cena bíblica no Evangelho de Lucas. No relato, quando Jesus apareceu a Cléopas e o outro discípulo, a princípio os "olhos deles não o puderam reconhecer".
Monte Tabor