Ponto e Vírgula e Dois Pontos Enquanto os dois pontos marcam uma pausa no discurso apresentando uma explicação, exemplificação, síntese, enumeração e os discursos diretos, o ponto e vírgula marca uma pausa maior, sendo usado para separar orações e elementos numa oração.
Depois de ponto e vírgula, deve-se utilizar letra minúscula. Lembrando que esse sinal de pontuação deve ser usado em quatro casos: a) Para separar orações coordenadas que tenham relação uma com a outra e que não estejam unidas por uma conjunção; ex: Um irmão está na balada; o outro, em casa estudando.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: – Pensei na seguinte maneira de resolver essa situação: comprar um carro novo.
Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.
A vírgula separa termos enumerados ou repetidos, quando não há uma conjunção separando esses termos (e, ou, nem) e quando esses termos têm a mesma função sintática. Enumeração: Já compramos farinha, açúcar, ovos, leite, óleo e chocolate. Dá última vez você levou um vestido, uma blusa, um casaco, uma bolsa e um colar.
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final.