O mito conta a história de Laio, rei de Tebas, que teria sido avisado por um Oráculo sobre seu futuro maldito: ele seria assassinado por seu próprio filho que se casaria com sua mulher, ou seja, a mãe deste. ... Jocasta suicida-se e Édipo fura os próprios olhos como punição por não ter reconhecido a própria mãe.
Jocasta: Significa “mãe de Édipo”. Jocasta é um nome feminino, considerado a latinização do grego Iokaste, que possui um significado incerto para a maioria dos etimologistas. Este é o nome de uma personagem da mitologia grega, conhecida por ser a mãe de Édipo e esposa de Laio, rei de Tebas.
A Esfinge colocava um enigma aos viajantes, devorando aqueles que não encontrassem resposta. Édipo decifrou o enigma e o monstro lançou-se ao mar. Creonte tinha prometido o trono de Tebas e a mão de Jocasta a quem libertasse a cidade do terror da Esfinge.
O complexo de Electra é uma fase normal do desenvolvimento psicossexual da maioria das meninas na qual existe uma grande afeção pelo pai e um sentimento de rancor ou má vontade em relação à mãe, podendo até ser possível que a menina tente competir com a mãe para tentar ganhar a atenção do pai.
Como Lidar com uma Sogra Difícil
Como lidar com a sogra
A sogra precisa compreender que o filho, agora casado, não mais está sob o seu “domínio” ou no mesmo teto. ... Morar bem longe dos familiares, nos primeiros anos de casados. Colocar em prática a recomendação bíblica: “Deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne.” Gn 2:4.
Ao se casar, é preciso deixar os pais. Não esquecê-los, mas viver uma vida de casado e sob a sua própria tutela. E esse deixar é geográfico, emocional e financeiro. ... Quem opta por morar com os pais depois de casar, fatalmente se acomodará e adiará sonhos e planos, como o de comprar a casa própria.
O relacionamento sogra e nora só é prejudicial quando, de alguma forma, prejudica o casamento. ... É comum as mulheres descontarem a frustração sobre suas sogras em seus maridos e esperarem para que eles tomem uma iniciativa para mediar os problemas entre as duas.
Pode desgastar seu relacionamento com a sogra A convivência diária nos põe mais contato com outros elementos da personalidade das pessoas, principalmente os defeitos, o que eventualmente pode deixá-lo impaciente e irritado. Portanto, é sempre melhor evitar brigas e manter um bom relacionamento com ela.
Psicólogos revelaram ao Click RBS as 5 maiores queixas das noras em relação a suas sogras:
Outro sinal de que sua relação pode se tornar complicada por causa da sua sogra é a dependência entre mãe e filho. Se ele depende dela para tudo ou se ela depende dele para tudo, vocês podem ter problemas em algum momento. ... Se sua sogra tem muitos ciúmes dele é possível que isso se agrave com o passar do tempo.
Por que a sogra sente ciúme da nora? Se você tem uma sogra ciumenta e intrometida, é importante compreender as causas que podem originar este ciúme e aprender a lidar com a situação sem transformar a relação em uma guerra. Se você for uma pessoa flexível, a compreensão poderá resolver boa parte do problema.
Segundo o site Marisa Psicóloga, a maneira mais aberta de se ter uma boa relação entre sogra e nora é não se encarar como rivais por causa do amor do filho, mas sim como pessoas integrantes do núcleo familiar. ... Quão perturbador é arrumar briga com membros da família de seu parceiro, principalmente com a sogra.
Dicas que toda sogra deveria ler para manter uma relação saudável com sua nora
Se chegar ao conhecimento da sua sogra que você fala mal dela ao filho, certamente está jogando lenha na fogueira. Em vez disso, procure focar e falar ao seu marido apenas o que a mãe dele tem de positivo.
Claro, é preciso haver certo amadurecimento emocional da sua parte para que você não entre mais no ringue. Um bom início é é fazer programas somente com ela e aproveitar para conversar, buscar entender quais são as queixas dela e fazer com que ela entenda as suas. E nada de ir até a casa dela ou ela na sua.
De qualquer forma você precisa encontrar a melhor hora para falar com seu marido sobre a questão. Explique à ele as consequências das atitudes dela no relacionamento de vocês. Ouça a opinião dele com atenção. Pergunte o que ele acha que podem fazer para que ela entenda e não fique magoada.
Quando a família do outro não gosta da gente, só nos resta mostrar que não somos o que eles pensam. Agir com gentileza, educação, respeito e tolerância é fundamental. Isso não significa perder a autenticidade; significa ser alguém de bem, alguém que exercita a bondade, sem se preocupar com o que vai receber em troca.
Impondo limites Caso seu esposo ou esposa priorize as vontades e opiniões dos demais familiares colocando as suas em segundo plano, procure entender, não exigir. Tente descobrir as razões, explique como se sente e demonstre que na sua vida ele vem primeiro e que gostaria que fosse recíproco.
10 dicas para lidar com um marido mimado pela mãe
“que a minha sogra (fale o nome) se afaste de mim, não tendo forças o suficiente para atrapalhar a minha vida amorosa! Toda vez que ela pensar em fazer algum mal para mim, isso vai ser congelado assim como esse subo de gelo.” Como são sete cubos, isso deve ser repetido por sete vezes até terminar o gelo.
Terapia de Casal pode ajudar Quando casal passar por uma influência negativa da família de origem de algum dos parceiros e não consegue resolver sozinho, a terapia de casal pode contribuir para o amadurecimento emocional do casal, assim como para ensinar a negociar esses conflitos e a lidar com essa influência.
"Não gostar da família do parceiro apenas representa um problema quando não se sabe lidar com as diferenças", diz Ivana. Quando as coisas não vão bem entre a família e o parceiro, o caminho, segundo a psicóloga, é tentar se colocar no lugar dele e entendê-lo.