quatro anos
A carreira está dividida em três grandes áreas: ciência política, antropologia e sociologia, e permite atuação em um vasto leque de setores da sociedade. Quem se forma na área pode trabalhar diretamente com educação, saúde, participação política, transporte e vários outros setores.
Conclusão. Por fim, podemos concluir que o custo para se formar em ciências sociais é, em média, de R$ Cabe agora a você identificar os aspectos em que se encaixa e avaliar os seus gastos para realizar o cálculo. Curtiu nossa forma de calcular?
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte, seu primeiro professor.
Verificado por especialistas Com base nos registros históricos, podemos observar que as ciências sociais surgiram por volta do século XIX. Naquela época, o mundo presenciou o surgimento da Sociologia.
O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
A sociologia veio como definitiva nos anos de 1930, onde deu-se início a uma busca das referências e do nascimento da sociedade brasileira, logo, as buscas nasceram através das histórias dos escravos, a sua abolição e os períodos de colonização pelo qual o país também passou com a chegada dos espanhóis e portugueses, ...
A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.
O surgimento da Sociologia ocorre no século XIX, a princípio, por influência da teoria positivista de Auguste Comte, porém, muitos acontecimentos anteriores e concomitantes ao surgimento dessa nova ciência humana contribuíram para a sua formação.
Os principais pensadores da sociologia são Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Porém antes de ser nomeada como sociologia, por Augusto Comte, alguns pensadores anteriores desenvolveram estudos que influenciaram a fundação desta ciência.
Autores como, Euclides da Cunha, Oliveira Viana, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes, serão abordados durante as aulas. Primeiras leituras sociológicas no Brasil: Euclides da Cunha (1866 – 1909) e Oliveira Viana (1883 – 1951):
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência. Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.