Entre os benefícios do arvorismo, o contato com a natureza certamente é o que mais se destaca. Praticantes do esporte dizem que andar sobre as árvores tranquiliza a mente, além de poder contemplar paisagens lindas lá de cima! O hikking é outra prática incrível para quem gosta de explorar e observar a natureza.
Existem dois grandes circuitos de arvorismo no Brasil. O primeiro fica na cidade de Brotas, interior de São Paulo. O circuito envolve três tirolesas, vários trechos para você se desafiar e foi o primeiro circuito de arvorismo do Brasil. O segundo fica na cidade de Venda Nova, região serrana do Espírito Santo.
Hoje temos três tipos de arvorismo, sendo o arvorismo técnico realizado por pessoas experientes em técnicas verticais, que tem seus próprios equipamentos e cujo objetivo é subir ou transpor as copas das arvores, o acrobático, que é uma extensão do técnico, criado para o entretenimento, onde os obstáculos a serem ...
Existem três modalidades de arvorismo: O Arvorismo Acrobático – foi criado a partir arvorismo técnico, com o objetivo da diversão, do desafio. ... Arvorismo Técnico – é o estilo utilizado normalmente por pesquisadores, com o objetivo de transpor as copas das árvores.
Existem duas modalidades de arvorismo: Arvorismo acrobático – aqui, o grau de dificuldade vai aumentando durante o percurso. É necessário equilíbrio e coordenação; Arvorismo contemplativo – o trajeto é amparado por proteções laterais e plataformas mais firmes, diminuindo assim a dificuldade e os desafios.
Para chegar ao conceito desse esporte é preciso tomar o seu nome na língua inglesa. Ele é chamado pelos estrangeiros de Canopy que em livre tradução para o português significa toldo ou cobertura. Ou seja, o arvorismo é um esporte realizado na copa das árvores.
Para praticar o arvorismo, não é necessário preparo físico e nem há limite de idade. Nos circuitos comuns, que servem tanto para adultos quanto para crianças, é preciso ter acima de 1,40 metro de altura para conseguir se segurar nos apoios ao longo do percurso.
Principais riscos: – Erro na equipagem do cliente, no manuseio do equipamento e na segurança durante todo o percurso são os maiores riscos, podendo ocasionar quedas e, consequentemente, lesões. – A atividade é muito democrática.
Arvorismo