Colocar o CD da banda Palavra Cantada "Cantigas de Roda" (Ver recursos complementares), para que as crianças possam dançar enquanto jogam os papéis picados para o alto....Material necessário:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: Possibilitar a criança a oportunidade em retirar da caixa musical um 'desenho' que contenha uma música, assim ocorrerá o processo de observação das imagens, dos traços, cores e formas e será instigado a socializar a apresentação musical.
A caixa musical pode ser feita com uma caixa de sapatos. Recorte um buraco no meio e cubra as bordas do recorte com durex colorido para não machucar o bracinho da criança. Coloque imagens de bichinhos e objetos que aparecem nas músicas que vocês gostam de cantar.
Qual é a Música é um jogo para Android inspirado no quis musical do Programa do Silvio Santos na TV SBT, que propõe o jogador a adivinhar o título e artista de uma determinada música somente ouvindo um pequeno trecho.
banda Brincando de Papel
Sinsalabim, faça que a atividade se inicie O que será que tem dentro dessa caixa? Agora eu vou botar a minha mão, o que será que será? Encontra-lo. É bom.
Objetos para colocar dentro das caixas como bolas, cones, brinquedos de empilhar, brinquedos de encaixe e materiais que lembrem músicas do cotidiano das crianças, como aranha (música da Dona Aranha), pintinho (música do Pintinho Amarelinho), bichos (Sítio do seu Lobato) etc.
Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha, etc., são maneiras de estabelecer contato consigo próprio e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada canção e em cada brinquedo.
Escravos de Jó, Terezinha de Jesus, Marcha soldado, Capelinha de melão e Ciranda-cirandinha são algumas cantigas que, associadas a formas diferenciadas do "movimentar-se", caracterizam-se como brincadeiras cantadas de importante contribuição educacional.
A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. Já o movimento MPB (Música Popular Brasileira) é uma referência à produção musical nacional desenvolvida após o golpe militar de 1964.
Segundo o professor, a música constrói a identidade por dois caminhos. ... Como as músicas não estão intrinsecamente ligadas a grupos sociais, a situação se torna complicada, “sobretudo com a juventude que está muito mais em busca de coisas, às vezes diferentes.
É provavelmente nesse nível de identidade que a música possa ter um papel fundamental, principalmente em fases como a adolescência, em que as descobertas são muitas e muito intensas, quando há uma propensão maior à influência dos outros, já que a identidade pessoal ainda não está totalmente formada.
Além disso, o contato com a música na adolescência ensina muito sobre disciplina, foco e concentração. O engajamento nas aulas e nos treinos para aperfeiçoar técnicas e habilidades também mantém os jovens envolvidos com um projeto e, consequentemente, diminui as chances de envolvimento com crimes e uso de drogas.
Na verdade, a identidade musical é a busca pela característica mais próxima daquilo que o músico deseja obter de seu trabalho, baseado na sua representação artística. É através dela que o artista será conhecido, deixando a sua assinatura no produto final.
Confira a seguir algumas dicas de como criar a sua própria identidade musical, sem copiar outros artistas: