Com esse experimento ele concluiu que a pressão exercida pelo ar, isto é, a pressão atmosférica patm equivale à pressão exercida por uma coluna de mercúrio com 76 cm de altura ao nível do mar. Daí o hábito de dizer que a pressão atmosférica ao nível do mar vale uma atmosfera (1 atm).
Resposta. Resposta: pressão atmosférica é a força exercida, por metrô quadrado decorrente da coluna de gás atmosférico acima da superfície terrestre!
Nas regiões mais quentes, como a região equatorial, o ar se dilata, ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. O ar quente é leve, ou seja, sobe e como conseqüência diminui a pressão, enquanto o ar frio exerce mais pressão, visto que tende a descer.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
Podemos apontar que a pressão atmosférica, tem influencia sobre todos os fenômenos climáticos onde ajuda na distribuição e sentido dos ventos que com isso a temperatura e umidade nas massas de ar, são influenciada formando as células de convecção.
A pressão atmosférica não é constante no planeta pois ela é o peso que o ar exerce sobre a superfície terreste. ... Essa variação é essencial para a circulação de ar já que elas formam os ventos e esses se deslocam das zonas de alta pressão para a de baixa pressão.
A pressão atmosférica é medida por barômetros. Há 2 tipos básicos de barômetros: mercúrio e aneróide. O mais preciso é o barômetro de mercúrio, inventado por Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg).