As formas verbais são as que se encontram nos tempos do indicativo, subjuntivo, imperativo e compostos. Para identificar a forma verbal, vc tem que estudar conjugação verbal e isso vc memoriza na gramática. E além disso é ensinado desde a segunda série, pelo menos aqui na minha cidade.
Os tempos verbais são classificados, basicamente, em três tipos:
Tempos verbais
As formas nominais do verbo são:
As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal....Exemplos de infinitivo pessoal
As formas nominais do verbo ou verbos não finitos são o gerúndio, infinitivo e particípio. Não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos verbos. Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), recebem o nome de formas nominais.
Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.
O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”).
adjetivo Que faz referência a nome, designação de algo ou de alguém. Que se passa em nome de alguém, emitido em favor de uma pessoa; nominativo: cheque nominal, título nominal. Que pode conter nomes ou lista composta por nomes. Que se faz designado pelo nome: votação nominal, voto nominal.
Formas nominais são do verbo são o gerúndio, infinitivo e particípio. ... Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), e por isso recebem o nome de Formas Nominais.
Transmitido vem do verbo transmitir.
Verbos Irregulares são todos os verbos que ao serem conjugados sofrem alterações em seu radical ou nas suas terminações. Ao contrário do que acontece com os verbos regulares, eles não seguem os modelos de conjugação. Exemplos: O verbo dizer (radical diz-) muda seu radical ao ser conjugado: digo, disser e direi.
No Gerúndio, o verbo é empregado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento e caracteriza-se pela terminação -ndo. Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. ... Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Agora, veja a construção correta, aceita pela norma padrão da língua: A empresa vai entrar em contato para resolver o problema. A empresa entrará em contato para resolver o problema.
O uso do gerúndio muitas vezes é confundido com o gerundismo, ou seja, um tipo de linguagem usada de forma inadequada e muito comum principalmente na comunicação verbal. Vamos estar entrando em contato. Vamos estar transferindo a ligação.
Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso.
A frase gramaticalmente correta é a segunda. De acordo com o que nos diz a regra, em língua portuguesa a forma nominal infinitivo pode apresentar-se de dois modos. No infinitivo impessoal, considera-se apenas o processo verbal e não há flexão. Exemplo: "Fumar faz mal à saúde".
9 passos imbatíveis para escrever com completa clareza
Crie várias frases sobre o assunto que vc quer comunicar seguindo os seguintes critérios: