Disque 192: Ambulância Pública (SAMU) Chame uma ambulância pública para um atendimento de emergência. Você deve dizer: 1 – o que aconteceu com o paciente; 2 – o endereço e uma referência do lugar; 3 – informações do paciente, como nome, idade e sexo.
A estrutura física é composta por:
Devido à instabilidade no tridígito 191, número de emergência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão sendo disponibilizados dois números de telefones que ficarão à disposição da sociedade: um número fixo e um número celular.
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
Relembrando: a prioridade é chamar SAMU (192) ou Bombeiros (193). Caso você precise levar um paciente emergencial, esteja sempre consciente de suas manobras, pois os riscos de acidentes nessa situação aumentam exponencialmente.
Afogamentos; Choque elétrico; Acidentes com produtos perigosos; Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
Quando ligar para o 193: Acidentes de trânsito com vítimas. Afogamentos.
Saiba quando ligar para o número 192 do Samu.
Chame os bombeiros (193)! A pessoa C sofreu queimaduras graves e não há nenhum posto de saúde ou hospital por perto para ajudá-la. Nesse caso, pode-se chamar tanto o SAMU (192), quanto os bombeiros (193).
O SAMU e o Corpo de Bombeiros funcionam 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a estes serviços é feito pelos números 192 e 193, respectivamente. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local.
Se houver um acidente com vítima presa em ferragem, por exemplo, o SAMU conta com o apoio dos profissionais do Corpo de Bombeiros, para que a mesma seja retirada de dentro do veículo. O bombeiro faz o resgate, ou seja, os primeiros socorros e o SAMU faz o atendimento médico.
Em situações de urgência e emergência, ou em caso de dúvida, qualquer cidadão brasileiro, ou estrangeiros em trânsito, podem entrar em contato com o SAMU através de sua Central de Atendimento (Central de Regulação Médica) pelo número único nacional 192.
Confira quando chamar o Samu:
Criados em agosto de 2014, foram idealizados pela enfermeira Karina Fonseca, integrante do NEU.
O que é o SAMU Nas Unidades de Suporte Básico, a equipe é composta por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto, nas Unidades de Suporte Avançado, a equipe composta por um médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.
- Respirador Microtak; - Desfibrilador Externo Automático (DEA); - Cardioversor ECG + Desfibrilador; - Cinto Aranha (Adulto + Infantil)- Imobilizador de Cabeça ( Adulto + Infantil);
As USB atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Sua equipe é formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem.
Tripulada por condutor e técnico em enfermagem, as USBs contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. ... A equipe assistencial das USAs são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista”, esclarece Glícia Ramos.
O SAMU conta com a Central de Regulação Médica composta por Médico Regulador (Profissional Médico), TARM (Telefonista Auxiliar de Médico Regulador) e RO (Rádio Operador).
A regulação médica das urgências é um sistema de acolhimento de solicitações de ajuda efetuado por auxiliares de regulação médica e um médico com o propósito de triar, distribuir e monitorar o socorro de forma efetiva, com recursos apropriados, de acordo com um interrogatório sistematizado.
A regulação médica pode ser definida como um processo de triagem na área de saúde, o qual serve para determinar a prioridade de tratamento de pacientes e o que deve ser feito com base na gravidade do seu estado de saúde.
O que faz um auxiliar de regulação médica? As palavras-chave que mais se repetem na descrição das vagas publicadas aqui são: coleta domiciliar. urgência e emergência.