Tabela de logaritmos decimais
Quando a base é igual ao logaritmando, o logaritmo é sempre 1, pois a1= a . O logaritmo de potência da base é sempre o expoente dessa base pois an = an. Um número a, elevado ao logaritmo de b na base a, é sempre igual a b. Dois valores são iguais, então, seus logaritmos, na mesma base, também são iguais.
Notação. Na matemática, o logaritmo binário de um número é frequentemente escrito como log2 n. No entanto, outras notações para essa função já foram propostas e utilizadas, especialmente em áreas aplicadas. Alguns autores adotam a notação lg n para o logaritmo, utilizada, por exemplo, no The Chicago Manual of Style.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Equação logarítmica
Para utilizar esta função, escolha Calc > Calculadora. Calcula o expoente a que 10 deve ser elevado para igualar a um determinado número. Por exemplo, 10 2 = 100, por isso a o log base 10 de 100 é 2.
Para calcular o valor de log(5), basta utilizar a propriedade de subtração de logaritmos de mesma base. Primeiramente, observe que 5 = 10/2. Então, o log(5) é o mesmo que log(10/2).
Para usar a tecla log no cálculo do valor do logaritmo de base 10, por meio da calculadora científica, digita-se inicialmente o valor do qual logaritmo desejamos e a seguir pressiona-se a tecla log, respectivamente.
Basta aplicarmos primeiro a propriedade do logaritmo do quociente, e em seguida aplicarmos a propriedade do logaritmo do produto ao termo que ficou com um produto, transformando-o assim, em uma soma de logaritmos distintos.
Quando dois logaritmos com a mesma base são iguais, os logaritmandos também serão iguais,ou seja, loga b = loga c ⇔ b = c. A potência de base a e expoente loga b será igual a b, ou seja alogab = b.
Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
Para resolvermos a equação logarítmica (log(x))² - 5. log(x) + 6 = 0, vamos fazer a seguinte substituição: y = log(x). Assim, obtemos a equação do segundo grau y² - 5y + 6 = 0.
Logaritmo da potência O logaritmo de uma potência, em qualquer base c, é igual ao produto entre o expoente da potência e o logaritmo cujo logaritmando é a base da potência.
A Log Base 2, também conhecida como logaritmo binário, é o logaritmo da base 2. O logaritmo binário de x é a potência à qual o número 2 deve ser elevado para obter o valor x. Por exemplo, o logaritmo binário de 1 é 0, o logaritmo binário de 2 é 1 e o logaritmo binário de 4 é 2.
Exemplo numérico: log81 = 0, pois 80 = 1. logbb = 1, pois b1 = b.
log(400) = log(2².
Assim, o logaritmo de "50" terá uma característica "1", pois "50" tem dois algarismos e "2-1 = 1", enquanto a característica se mantém a mesma vista para o logaritmo de "5". Logo, teríamos para o logaritmo de "50", aproximadamente: log₁₀ (50) = 1,69897