A domesticação é um processo evolutivo no qual, através dos anos, muitas características do comportamento mudaram de um animal selvagem para um animal doméstico.
A domesticação de plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Essa domesticação consiste na seleção e adaptação de certas plantas conforme servem para suprir as necessidades humanas. ... A origem da domesticação data 15 mil anos atrás quando ocorre o selecionamento das sementes permitindo o cruzamento espontâneo.
A domesticação é um processo evolucionário conduzido pelo homem visando adaptar plantas e animais às necessidades humanas. Plantas domesticadas são geneticamente distintas de seus progenitores selvagens.
Centro de diversidade, também por vezes centro de origem ou centro de Vavilov, é a designação dada em biogeografia à área geográfica onde um grupo de organismos, domesticados ou não, desenvolveram inicialmente as suas características distintivas.
As primeiras plantas domesticadas na Mesopotâmia foram trigo, cevada, lentilhas e tipos de ervilhas. Pessoas em outras partes do mundo, incluindo a Ásia Oriental, partes da África e partes da América do Norte e do Sul, também domesticaram plantas.
Existem dois tipos de bancos de germoplasma. São eles: os de base, que realizam a conservação do material em câmaras frias, in vitro ou em criopreservação por longos períodos. e os ativos, que conservam os indivíduos próximo ao programa de melhoramento e possuem durabilidade a curto e médio prazo.
Um banco de germoplasma é formado a partir da identificação, da caracterização e da preservação de células germinativas de alguns seres vivos, sejam eles animais, sejam eles vegetais. ... Com essas técnicas, os pesquisadores podem armazenar, testar e disseminar o material genético de um determinado grupo de animais.
Conjunto de genótipos de uma especie considerada como um todo, ou seja, podem doar genes para determinada especie. As fontes podem ser usadas no melhoramento de plantas são: centros de diversidade, centro de cultivos, programas de melhoramento. Qual é a importância de se manter bancos de germoplasma?