QUAL O OBJETIVO DA IRRIGAÇÃO? Fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, de maneira que, juntamente com as demais operações agrícolas como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribua de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas.
Autoria: SOARES, J. M. Resumo: A irrigação por inundação e uma pratica utilizada tanto para a exploração de terrenos cuja declividade não exceda 1%, e para pequenas manchas de solos situadas nas baixadas ao logno das margens dos rios, cuja topografia se apresenta bastante irregular.
A irrigação por inundação consiste, basicamente, em colocar uma lâmina de água em compartimentos formados no terreno, denominados de tabuleiros ou quadros, que são limitados por pequenos diques ou taipas (Figura 3).
Sistema onde a água é aplicada diretamente na área da raiz das plantas. Muito utilizado em irrigação de frutas, flores e hortaliças. Vantagens: Maior eficiência na aplicação de água, baixo consumo de energia, facilidade de automação e fácil aplicação de fertilizantes.
Por sua vez, agricultura irrigada é o termo utilizado para designar as áreas agrícolas onde se faz uso da irrigação. Mas apenas o fornecimento de água às plantas não é garantia de uma lavoura de sucesso! Uma boa agricultura irrigada é feita com planejamento, monitoramento e gestão da irrigação.
Segundo o levantamento, a Região que apresenta a maior extensão de área irrigada é o Sudeste, com 2.
Em áreas próximas à Planície da Mesopotâmia, a qual abrange as bacias hidrográficas do rio Tigre e Eufrates, é feito principalmente o cultivo de cereais. Os principais produtos agrícolas da Arábia Saudita são tâmaras e cereais.
São áreas co infra-estrutura e procedimentos capazes de permitir a aplicação da água nas culturas agrícolas.
A área irrigada no Brasil chega atualmente a 8,2 milhões de hectares, dos quais 64,5% (5,3 milhões de hectares) com água de mananciais e 35,5% (2,9 milhões de hectares) fertirrigados com água de reúso. Os dados são do Atlas Irrigação, lançado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
região Sul
Há medidas de contenção, como a correção do solo ou até a dessalinização por drenagem, mas o mais correto é prevenir tais ocorrências, com técnicas corretas de irrigação e o monitoramento e controle dos índices de salinidade das águas e dos próprios solos.
O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície. ...
A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.
As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos.
Igor, vamos lá: Lixiviação = sais minerais vão mais para o fundo do solo dificultando o cultivo. ... Lateralização= ferro e alumínio que já estão nas camadas mais superficiais do solo, oxidam e formam uma crosta dura (a laterita) que dificulta o manuseio da terra.
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. ... A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas.
Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.
canga. Camada superficial de componentes lateríticos (limonita principalmente) residuais endurecidos por ressecação, formando uma capa dura, quimica e fisicamente resistente aos processos intempéricos e erosivos.
Dentro da classificação dos solos, aqueles que apresentam propriedades peculiares e de comportamento, são denominados de solos tropicais em decorrência da atuação de processo geológico e/ou pedológico típicos das regiões tropicais úmidas. ...
Devido ao fato da laterização do solo ocorrer por queimadas, derrubadas de florestas e agropecuária extensiva, o ideal para resolver, ou ao menos amenizar, seus estragos, seria não queimar o solo, evitar derrubamentos e praticar o reflorestamento.
Significado de Compactação substantivo feminino Ato ou efeito de compactar. Operação cujo objetivo é reduzir o volume de vazios num solo granuloso ou no concreto em massa, para obter maior coesão e resistência e diminuir sua permeabilidade.
Compactação é o processo no qual se diminui o tamanho do vídeo, agilizando o seu armazenamento e a sua transmissão. ... Na compactação lossless, todos os dados são mantidos no vídeo, porém em tamanho reduzido.
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
Um arquivo compactado ou comprimido é um arquivo que contém um ou mais arquivos. ... Um compactador é um aplicativo (programa) que realiza a tarefa de compactar um (ou vários arquivos) em um único arquivo, de tamanho reduzido.
Arquivos zipados (compactados) ocupam menos espaço de armazenamento e podem ser transferidos para outros computadores mais rapidamente do que arquivos não compactados. Combine vários arquivos em uma única pasta zipada para compartilhar um grupo de arquivos mais facilmente. ...
Um arquivo zipado é um item compactado por um programa com o propósito de diminuí-lo, deixando a extensão . ZIP. Para abri-lo em seu smartphone Android, basta ter instalado um aplicativo com esse recurso. Alguns exemplos são o ES File Explorer e o AndroZip.