A falha nesta produção acarreta má-digestão e, por consequência, má absorção de nutrientes. Algumas doenças fazem o pâncreas diminuir ou até perder sua capacidade de produzir as enzimas digestivas e hormônios. É o que os médicos chamam de Insuficiência do Pâncreas.
O fígado é o principal órgão que participa da digestão de gorduras dos alimentos através da produção da bile, um suco digestivo, capaz de quebrar as gorduras em ácidos graxos, que são mais facilmente absorvidos no intestino delgado.
Resposta: A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
Além do mais, o fígado ainda se mostra importante para a digestão uma vez que armazena nutrientes para ser utilizados posteriormente. O fígado é um órgão muito importante para o organismo que possui muitas funções como: Filtrar o sangue. Armazenar nutrientes.
A importância é, digerir os alimentos, e pegar todos os nutrientes de cada alimento, separando o que fica dentro do corpo, e o que sai dele.
Além das suas funções metabólicas, temos a destruição de hemácias, formação de glicogênio, degradação de diversos substratos, formação de enzimas, proteínas e fatores de coagulação, entre outras, como a hematopoiese fetal ou em casos de anemia severa.
O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo.
O termo “órgãos anexos” é utilizado para designar órgãos que não fazem parte do sistema digestivo, mas que são importante para o seu funcionamento, sendo eles: pâncreas, fígado, vesícula biliar e glândulas salivares.
O estômago é um órgão de papel muito importante na digestão dos alimentos, pois é o órgão que continua o processo de digestão depois que o bolo alimentar (alimento mastigado e misturado à saliva) passa pelo esôfago. É caracterizado por ser um órgão dilatado e se encontra entre o esôfago e o duodeno.
No estômago, órgão mais representativo do aparelho digestivo, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um período de duas a quatro horas. Nele, é feita a absorção das proteínas por meio da ação do suco gástrico, uma solução composta de água, sais, ácido clorídrico e enzimas.