Um tom é uma distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis).
Semitom é a menor distância entre dois sons pautados (representados graficamente) peculiar as práticas da música ocidental. Diversas definições de internet ou até mesmo presentes em livros definem o semitom apenas como a menor distância entre dois sons da música ocidental.
Semitom cromático: quando formado por duas notas de mesmo nome (entoação diferente). ... Semitom diatônico: quando formado por duas notas de mesmo nome (sons sucessivos). Um tom é formado por dois semitons.
Resposta: Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Exemplo – No teclado Como falamos anteriormente, um acorde é formado por no mínimo 3 notas, tocadas simultaneamente. O mecanismo ou a ideia por trás dos acordes é muito tranquilo de entender. É como se houvesse uma mescla ou uma sobreposição de sons. Esse acorde é o simples acorde de G, construído com apenas 3 notas.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.