A água é o principal símbolo que vem para representar o sacramento do batismo, sendo o elemento responsável pela limpeza espiritual, dessa forma, o padre que está fazendo a celebração do batismo vai derramar água na cabeça da criança na hora do batizado.
O crisma é aplicado na forma da cruz sob a testa do bebê e significa a entrada do fiel na Igreja de Deus. Já o óleo dos catecúmenos consagra o batizado como combatente da fé, ungindo-o no peito com a força para lidar com as tentações.
“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”
Resposta. Resposta: A água é, sem dúvida, o principal símbolo do sacramento do batismo. Ele é o elemento responsável pela limpeza espiritual. Assim, em representação, o sacerdote derrama um pouco de água na cabeça do batizando - grande parte das vezes, uma criança de colo.
O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.
Não há lugar específico para o batismo. Em nosso templo temos um batistério, mas também batizamos em rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão… Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia.