Rogério Bonassi Machado, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), responde: “Emendar cartelas de pílula, seja ela de 21 ou 24 dias, não faz mal à saúde.
Quando Emenda Cartela de Anticoncepcional, a Menstruação Atrasa? Ao emendar duas cartelas de anticoncepcional, a menstruação irá descer ao final da segunda cartela, como previsto. Ela não atrasa porque o efeito da queda de hormônios, quando se faz a pausa do anticoncepcional, é sempre igual.
A maior parte dos anticoncepcionais tem um período de adaptação de 3 meses. Neste período, a menstruação pode ficar irregular e a menstruação pode persistir por longos períodos. O médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. O padrão menstrual mais comum é ter escapes eventuais.
Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.
A questão do atraso pode ser normal( assumindo que tenha tomado os comprimidos sem atrasos ou falhas), nas primeiras cartelas, período de adaptação. Caso a alteração persista nos próximos meses, procure seu médico e converse à respeito.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.
A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por 3 meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
Viroses comuns, como gripo, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites, podem ser suficientes para atrasar a menstruação. Ganhar peso ou emagrecer em pouco tempo também é uma causa para o atraso menstrual. Uma tireoide que funcional mal também pode causar alterações no ciclo.
Um resultado de teste de gravidez negativo significa que o teste não detectou hCG na sua urina. Se a data da menstruação estiver muito atrasada ou não tiver chegado, mas mesmo assim o resultado do teste de gravidez for negativo, é improvável que você esteja grávida.
Medicamentos Os antidepressivos, antipsicóticos, imunossupressores e anti-hipertensivos também podem atrasar a menstruação.
4 – Infecções ou doenças Alguns medicamentos como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, imunossupressores, anti-hipertensivos ou quimioterapia também podem influenciar no ciclo hormonal. Nota: o uso de antibióticos, em geral, não causa atraso menstrual.
Bloqueios com anticoncepcionais orais de progesterona ou combinados de estrogenios e progesterona, DIU de progesterona, implante de progesterona, injeção de progesterona de depósito, anel vaginal e adesivos contraceptivos podem ser utilizados para bloquear menstruações.
Menstruação atrasada: 5 chás que ajudam a descer