Personalização Nessa distorção, a pessoa tende a atribuir culpa a si mesma nas mais diversas situações que vive. É comum que quem está nessa condição peça desculpas constantemente, ainda que não tenha toda a responsabilidade ou que o fato não seja diretamente com ela.
Pensamento dicotómico Consiste na extrema valorização dos acontecimentos, sem levar em conta os aspectos intermediários. Classificar as coisas como brancas ou pretas, verdadeiras ou falsas.
Catastrofização A catastrofização é uma distorção da realidade em que a pessoa é pessimista e negativa em relação a uma situação que aconteceu ou que vai acontecer, sem ter em consideração outros possíveis desfechos.
ESTAS DISTORÇÕES geralmente são erros de sensação, percepção e memória, que influenciam na maneira de pensar e agir, tanto negativamente, como positivamente, geralmente trazendo conflitos de relacionamento familiar ou social. ...
Como se pode perceber, o sujeito tende a catastrofizar a dor. Isso corre devido a um processo negativo de pensamento focado nas sensações excessivas de dor, onde o sujeito percebe-se incapaz de suportar a dor não sendo capaz de providenciar recursos e alternativas para minimizar a dor.
A cinesiofobia é definida como uma fobia exorbitante, irracional com a debilitação dos movimentos físicos; provocando as lesões no esporte pelo overuse de estímulos, assim, excedendo a zona plástica do tecido.
Muitas vezes esses pacientes necessitam de acompanhamento psicológico para lidarem com essas fobias. Durante o tratamento fisioterápico, para a quebra dessa fobia é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta com experiência em pacientes com dor crônica.
Métodos de relaxamento e aprender a respirar melhor, também são importantes no combate ao medo e a dor. Acalmar a mente e o corpo pode ajudar a diminuir a quantidade de dor física sentida e, portanto, a ansiedade mental que está associada.
Elas são o nível cognitivo mais profundo, consiste em ideias globais, absolutistas e rígidas. Podem ser sobre a pessoa, os outros ou o mundo o que forma a chamada tríade cognitiva. As crenças nucleares são ideias enraizadas e cristalizadas as quais moldam o jeito de ser e agir das pessoas.
Nossos pensamentos geram emoções, decisões, palavras e sentimentos, os quais influenciam diretamente as nossas ações e atitudes, que se tornam nossos hábitos. O que, no contexto geral, formam o nosso caráter, ou seja, quem de fato nós somos.