Enquanto a gestação humana dura longos nove meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão. Uma das formas de como saber se a cadela está grávida é prestando a atenção nos hábitos do animal.
Gambá
180 dias
Elefante-da-savana: 22 meses
Exatos 22 meses ou um ano e dez meses. Esse é o tempo que um elefante leva para nascer. A cada gravidez apenas um filhote é gerado. Até existem casos de gêmeos, mas são extremamente raros.
Salamandra Alpina
A girafa é o animal mais alto do mundo e tem um longo período de gestação, que varia de 13 a 16 meses. Os partos das girafas são bastante particulares, já que elas têm crias em pé, o que pode ser perigoso.
Segundo o "Guinness Book", três partos de nônuplos foram os de maior número de nascimentos já registrados, todos sem sobreviventes -em julho de 1971, em Sydney, na Austrália, e em maio do mesmo ano, em Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), e em Bangladesh.
"Temos bebês maiores e gestações mais longas do que se imagina". A gestação humana é longa. Dura entre 38 e 40 semanas, enquanto a do chimpanzé tem 32 semanas e gorilas e orangotangos dão à luz depois de 37 semanas. A gravidez humana é 37 dias mais longa que a de um primata do nosso tamanho.
Os de gestação mais curta são os roedores. Por isso eles são geralmente escolhidos para as pesquisas de laboratório. Como o animal leva pouco tempo para nascer, é mais fácil estudar as mutações que sofre de uma geração para outra.
Parto normal dói mais do que cesárea O pós-parto de uma cesariana é bem mais doloroso. Trata-se de uma cirurgia grande, onde são cortados nervos e diversos níveis de tecido.
Rinoceronte-branco: 16 – 18 meses
Diferentemente das mulheres, que carregam seus bebês na barriga por cerca de 40 semanas, acredita-se que as fêmeas de tubarão-branco tenham uma gestação de cerca de 18 meses.
Girafa: 15 meses
O tempo de gestação dos tubarões-brancos é de cerca de um ano, e os filhotes nascem com aproximadamente 1,5 m. A fêmea pode ter de um a quatro filhotes por ninhada.
Os ovos ficam presos a rochas ou algas. Os filhotes nascem dias ou semanas mais tarde. As fêmeas podem ter de dois a vinte filhotes a cada vez.
A fecundação dos tubarões é interna de maneira que o gameta masculino é depositado no interior do corpo da fêmea. ... Os tubarões vivíparos possuem útero e uma ou mais placentas em que seus filhotes se desenvolvem por um longo período de gestação que pode chegar a até dois anos.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
O feto fica dentro da barriga de sua mãe em um órgão chamado útero. Ele é protegido pelo saco amniótico, que é uma bolsa cheia de líquido que o protege caso sua mãe passe por algum problema, como alguma pressão na barriga, pancadas ou quedas.
A placenta (em grego, plakuos = bolo liso) é um órgão materno-fetal que começa a se desenvolver a partir da nidação, ou seja, implantação do blastocisto e é expulsa com o feto no momento do nascimento.
O saco gestacional é a primeira estrutura formada no início da gravidez que envolve e abriga o bebê e é responsável por formar a placenta e a bolsa amniótica para o bebê crescer de forma saudável, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação.
O saco gestacional aparece entre a quarta e quinta semanas de gravidez, mais ou menos quando o beta HCG — hormônio da gravidez — atinge os níveis de 3 mUI no sangue. No entanto, ele é visível apenas a partir da 6ª semana de gestação.
A nutrição do bebê ainda dentro do útero é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento adequado. A placenta captura os nutrientes do sangue da mãe e os transporta para o bebê. Ela conecta mãe e o bebê. Transfere comida da mãe, excretando os resíduos do bebê.