EQST

O Que Concepço Problematizadora?

O que é concepção problematizadora?

A concepção problematizadora parte da análise da própria realidade para compreender os problemas e superá-los, em contrapartida, a concepção “bancária” não abre espaço para a problematização.

Qual a finalidade do ensino problematizador?

A metodologia problematizadora tem o sentido primordial de possibilitar ao estudante a aprendizagem a partir da inserção na realidade, concebida como construção social.

O que é a educação libertadora de Paulo Freire?

A educação libertadora é, sobretudo, uma educação conscientizadora, na medida em que além de conhecer a realidade, busca transformá-la, ou seja, tanto educador quanto educando aprofundam seus conhecimentos em torno do objeto para poder intervir sobre ele. PALAVRAS CHAVES: Educação. Libertação. Paulo Freire.

O que Freire propõe no lugar da educação bancária?

Freire propõe abandonar a educação bancária, a qual transforma os homens em “vasilhas”, em “recipientes”, a serem “preenchidos” pelos que julgam educar, pois acredita que essa educação defende os interesses do opressor, que trata os homens como seres vazios, desfigurados, dependentes.

O que é uma educação dialógica?

A base da comunicação é o diálogo. E para que haja um verdadeiro diálogo, as duas partes têm que estar dispostas a falar e escutar, é uma via de mão dupla. Não é apenas o professor que fala e os alunos escutam, como era a prática das aulas magistrais do ensino tradicional.

Quais são as características da tendência libertadora?

2.

Qual o papel do professor na pedagogia libertadora?

PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA  O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino-aprendizagem. ... A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Em que se baseia a pedagogia libertadora e em que consiste o pensamento pedagógico de Paulo Freire?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Qual a principal contribuição da pedagogia libertadora para o campo curricular?

Principal contribuição da pedagogia libertadora para o campo curricular: A. ... Denuncia que a escola e seu currículo tendem a reproduzir as relações desiguais e injustas da sociedade em que participam. E. Socializa os conhecimentos que foram produzidos histórica e coletivamente pela humanidade.

O que é pedagogia crítica social?

A pedagogia crítico social dos conteúdos faz parte da tendência progressista, e, no âmbito escolar, visa preparar o aluno por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto, diante das contradições da sociedade.

O que Paulo Freire fala sobre currículo escolar?

Freire (2001, p. 123) afirma que, Na verdade, a compreensão do currículo abarca a vida mesma da escola, o que nela se faz ou não se faz, as relações entre todos e todas as que fazem a escola. ... Em sua obra, Freire destaca a defesa de uma escola democrática, onde não se ensina apenas conteúdo, mas a pensar certo.

O que é um currículo emancipatório?

O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e que envolve os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã.