- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia legíveis); - Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia legíveis); - Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia legíveis l); - Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou ...
Funciona assim: quando a nota do Enem é oficialmente divulgada, a faculdade recebe a pontuação do candidato, compara com a nota obtida no seu vestibular tradicional e, caso ela seja maior, o bônus é calculado. Caso contrário, prevalece a nota do processo seletivo tradicional.
A maneira mais conhecida de entrar em uma faculdade federal é realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece anualmente. Grande parte das universidades federais utilizam a prova do Enem como forma de ingresso. Mas fazer o exame não é suficiente para concorrer uma vaga.
Para isso, você deve acessar o link de inscrição no site da instituição desejada e informar a nota obtida no Enem. Caso tenha a pontuação mínima exigida, poderá se matricular imediatamente. Os critérios para o ingresso direto, como pontuação e taxa de inscrição, variam de acordo com a faculdade.