“O vírus da hepatite pode estar presente em vários objetos, como alicates, lixas, tesouras e inclusive no esmalte de unha, onde pode ficar encubado dentro do frasco por até sete dias. Por isso é importante levar sempre seu material, para evitar a contaminação através de objetos compartilhados”, informa.
As hepatites B e C podem ser transmitidas por um pequeno san- gramento provocado pela retirada de cutículas, por exemplo. Tanto manicures e pedicures quanto seus(suas) clientes podem se contaminar, caso alguns cuidados não sejam seguidos.
Os itens cortantes e perfurantes como alicates, tesouras e palitos devem ser totalmente esterilizados, pois ao entrar em contato com a pele e o sangue dos clientes pode ocorrer em uma contaminação de fungos e bactérias. O que é perigoso para você e para o cliente.
Como esterilizar alicate de unha da forma correta?
Toalhas reunidas, agora utilize cerca de um copo de água unido a um copo de vinagre ou desinfetante por toalha, derramando a mistura aos poucos sobre toda a extensão do tecido. Feito isso, armazene as peças e deixe a mistura agir por cerca de 15 a 20 minutos em cada uma.
RESUMO: Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos. Durante um serviço de manicure podem ser transmitidas várias doenças como os vírus das Hepatites B e C, HIV e micoses.
Veja 7 EPIs para salão de beleza que são essenciais!
A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos – como a limpeza de pele.
A biossegurança nas ações em farmácia tem o objetivo, maior em manter e prevenir a saúde do profissional, dos clientes e certos cuidados com o meio ambiente.
Os equipamentos requeridos Luvas, avental, uniforme ou jaleco com mangas compridas. Obrigatório uso de calçados fechados; óculos de segurança e protetores faciais devem ser utilizados sempre que necessário.
Seguir as normas de biossegurança implica também em conseguir uma melhor preservação do meio ambiente, por meio da descontaminação ou da eliminação dos riscos de exposição. Isso torna o local apto para o manuseio seguro e promove o descarte adequado dos materiais utilizados, evitando a poluição de rios e solos.
Manuseio de materiais cortantes com cuidado; Quando for necessário, usar EPI (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas e jaleco; Identificar corretamente todos os materiais, principalmente os de risco biológico; Conhecer os procedimentos realizados, assim como manuseio de equipamentos e materiais.