Podemos dizer que é uma disciplina ou uma ciência que se ocupa em procurar, mapear e datar vestígios materiais da presença humana na Terra. ... As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano.
O arqueólogo, por exemplo, pode analisar vestígios materiais dos egípcios antigos, mas cabe ao historiador ou antropólogo explicar o funcionamento daquela sociedade. ... Diferente dos paleontólogos, que buscam e estudam os fósseis, os arqueólogos investigam os objetos do passado.
A disciplina que estuda o homem pelos restos materiais é a Arqueologia, sendo denominado de Arqueologia Pré-Histórica o campo que particularmente se dedica ao período que antecedeu a descoberta da escrita.
A arqueologia é uma área científica que se preocupa em compreender o passado das sociedades humanas por meio de registros e evidências antigas. ... O mais comum é que os estudos sejam empreendidos por pesquisas sobre o solo e materiais arqueológicos que foram soterrados ou danificados ao longo do tempo.
Arqueologia estuda o passado por meio dos vestígios humanos.
Vestígio material é o que sobrou de alguma coisa que esteve lá, como um corpo celeste, sol, planeta, ou simplesmente um átomo!
Esses registros (ou vestígios) arqueológicos são as fontes históricas materiais que tornam possível reconstruir a história passada da sociedade humana, incluindo a pré-história da humanidade.
São exemplos de vestígios e evidências biológicas de interesse pericial:
Podemos falar de fósseis, desenhos nas cavernas, símbolos, sinais, artes(dança,pintura...), escrita, marcas estruturais como as pirâmides, testemunhos de todos os lados da história, a própria cultura que é passada de boca a boca são vestígios dos antecedentes, até as inovações podem ser chamadas de vestígios, pois ...
Sobre os vestígios históricos e sua importância, podemos afirmar que vestígio histórico é o compilado de registros que determinada civilização, povo ou cultura deixa, podendo ser eles obras escritas, esculturas, edificações, pinturas, utensílios, afrescos, gravuras, relatos, etc.
Vestígios históricos são fontes escritas, visuais, audiovisuais e sonoras deixadas na antiguidade. São importantes para estudar os acontecimentos.
vestigios historicos sao como "pistas" deixadas por culturas do passado. é por meio deles que arqueólogos e historiadores estudam as formas de vida e a organizaçao social de grupos humanos que viveram ha muito tempo.