Para andar com a bengala corretamente deve-se posicioná-la no lado oposto da perna machucada, porque ao colocar a bengala no mesmo lado da perna machucada o indivíduo irá colocar o peso do corpo em cima da bengala, o que está incorreto.
A bengala é um recurso importante que auxilia na mobilidade e contribui para a liberdade e segurança de pessoas que apresentam alto risco de quedas, dor, desequilíbrios e medo de cair. Trata-se de um recurso compensatório de força e agilidade quando estes não respondem à reabilitação.
Os andadores para idosos são equipamentos elaborados para promover a locomoção, oferecendo suporte para o equilíbrio e, dessa forma, impedindo que as pessoas sofram algum tipo de lesão durante a caminhada. Andar é uma das coisas mais importantes que aprendemos ainda, enquanto bebês.
Existem vários tipos de muletas disponíveis, variando desde a parte onde se pega até onde ocorre o apoio no chão. A bengala tradicional ou bengala reta é geralmente feita de madeira ou alumínio, sendo de custo menor e leve.
Quando usar o andador, muleta ou bengala?
As muletas são indicadas para conferir mais equilíbrio quando o indivíduo está com a perna, pé ou joelho machucado, mas elas devem ser usadas corretamente para evitar dor nos punhos, ombros e costas, e para evitar cair.
Quando o indivíduo só precisa usar uma muleta para conseguir se movimentar ela deve ser colocada do lado oposto ao da perna machucada. O primeiro passo deve ser com a perna machucada e a muleta ao mesmo tempo porque o objetivo é servir de suporte e não deve colocar todo o peso do corpo na muleta.
Melhores Andadores para Bebês: Guia Completo 2021
Quais os tipos de andadores mais populares?
Ao se sentar, o recomendado é que o paciente coloque o andador ortopédico em sua frente, na posição de sair, isto ajuda tanto para se acomodar na cadeira ou sofá, como para sair dela sem muita dificuldade. Após se apoiar, é só dar um passo para frente que ele conseguirá sair.
Para caminhar: Alinhe seu corpo entre as laterais (no centro) posicionando seus pés entre as pernas traseiras do andador (D). Para caminhar com o andador articulado, mantenha um braço apoiado enquanto o outro eleva a lateral do andador para frente.
Para regular a altura: Para regular a altura correta do andador, fique em pé, com a postura ereta, ajuste a altura do andador de forma que o apoio de mão fique posicionado paralelo ao quadril (proeminência óssea lateral ao quadril) e proporcione uma flexão dos cotovelos entre 20 e 30 graus (A).
Suspenda a base plástica superior até a altura desejada e gire a trava do regulador de altura, travando o sistema de forma segura (Figura 11). Para fechar ou mudar a altura, gire a trava do regulador de altura e pressione (Figura 12). Seu andador está pronto para uso. Pronto!
"Para limpá-la, misture duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água e utilize como solução higienizadora em toda a cadeirinha", diz o pediatra e sanitarista Daniel Becker. Use um pano úmido com essa mistura a cada duas semanas, pelo menos.
Para colocar as pilhas solte o parafuso da tampa localizado abaixo da bandeja, coloque as pilhas e encaixe a tampa parafusando-a novamente. Para retirar as pilhas solte o parafuso da tampa localizado abaixo da bandeja, e retire as pilhas encaixando a tampa parafusando-a novamente. Galzerano o lugar do seu bebê.
A altura mais adequada da bengala pode ser calculada, grosso modo, como metade da altura do usuário em centímetros. Ainda seguindo essa lógica, uma pessoa com altura entre 1,65 m e 1,75 m deveria usar uma bengala de 85 cm.
Para regular altura: Em pé, em postura ereta, meça da axila até o chão. Desconsidere aproximadamente 5 centímetros desta medida ou o equivalente a 3 dedos de um adulto, para adaptar a altura da muleta.
Qual o melhor tipo de bengala para idoso? O melhor tipo de bengala para idoso é aquela em que o idoso se sente mais confortável para caminhar. Alguns modelos, como o Offset, podem parecer mais confortáveis e seguros, mas se não houver adaptação por parte do paciente, ela se torna um problema.
Embora mais barata, a muleta axilar é mais difícil de usar e seu uso incorreto pode causar lesões nos nervos ou mesmo lesões vasculares. A muleta canadense ou muleta de antebraço deixa o paciente mais livre para usar as mãos, pois ela fica presa ao antebraço por uma espécie de algema.
Para subir, deve-se segurar o corrimão (se possível), levando para o degrau primeiro o membro inferior que apresentar melhores condições físicas, a seguir levar a bengala disposta na mão oposta ao membro inferior acometido e subir um degrau com o membro inferior acometido.
- Ao subir, sempre posicione o pé no centro do degrau, apoiando toda a sola. - Na descida, pise com a ponta do pé e espere até o calcanhar chegar ao chão para movimentar a outra perna. - Use os braços e o resto do corpo para obter equilíbrio.
Subir e descer os degraus da escada