dois anos
“O mamão do grupo solo tem em média 500 gramas e o do formosa, um quilo”, diz Pádua.
Irrigação. O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.
Os fertilizantes mais utilizados são o cloreto de potássio e o sulfato de potássio. Quando da utilização do cloreto, utilizar uma fonte de SO4-2 (gesso ou superfosfato simples). A adubação com micronutrientes pode ser feita na cova, em cobertura no solo ou via foliar.
Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.
Sintomas de mancha de Corynespora em mamoeiro. Lesão coalescida no fruto (A); Lesão na parte inferior da folha (B). Para o manejo da doença, as medidas de controle recomendadas são: remoção das folhas velhas e altamente infectadas, queima de restos culturais e aplicação das mesmas caldas recomendadas para a varíola.
Como outras plantas, as folhas de antúrios podem ficar amarelas por uma razão bastante natural, devido à idade avançada. ... Se a planta é mantida em condições adequadas, a queda das folhas velhas não causa danos ao antúrio, porque ao mesmo tempo uma nova folhagem saudável aparece ativamente no ápice do caule.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Às vezes, é possível identificar a causa - quando as folhas estão murchas ou secas, o problema deve ser falta d'água. Ocorre que nem sempre é fácil verificar com precisão qual é o problema. Algumas possibilidades são: excesso ou falta de sol, clima seco ou pobreza de nutrientes no solo.
Meu lírio-da-paz está queimado nas pontas, o que será? Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.
Se você notar que seu lírio-da-paz está meio caidinho, meio murcho, é sinal de que ele está precisando de água. Regue-o abundantemente. Você pode inclusive fazer o truque do balde que ensino aqui.
Com aparência desmaiada, protagonizada por folhas completamente murchas e caídas, o lírio-da-paz demonstra de maneira dramática a sua sede. Mas basta reidratar as raízes e a exuberância está de volta. Para isso, coloque um prato debaixo do vaso e regue o substrato até perceber que a água escorreu pelos furos.
A falta de água pode fazer com que a planta murche e morra. Aliás, o lírio vai definhar a olhos vistos se você se esquecer de regá-lo com muita frequência. Entretanto, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Regue-a aproximadamente uma vez por semana, quando o solo estiver seco.
As folhas, de um verde intenso, contrastam com o branco das flores. Nesta época, é ainda mais apropriado tê-la em casa. É que o florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas.
Geralmente o lírio-da-paz floresce com vigor durante a primavera e o verão, e para que uma muda transplantada consiga vicejar, recomenda-se que o transplante seja feito nas estações de dormência da fauna, o outono e o inverno. Um dos principais fatores para a não floração do lírio-da-paz é a temperatura.