Superar o término de um relacionamento, seja casamento ou relação estável, depende da história do casal, do tempo de convivência e do perfil da pessoa, certo? Sim, mas mesmo com essas variáveis, pesquisadores afirmam que existe uma média para resolver o assunto, pelo menos na cabeça: 17 meses e 26 dias.
Foi deixado? Saiba superar a separação se você ainda ama
A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.
Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.
RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.
Alguns homens dizem que nunca choram. Na verdade, eles escondem as lágrimas e não choram na frente dos outros. Isso também faz com que eles se sintam melhor. Os homens muitas vezes tentam trabalhar com a dor de um coração partido substituindo-a com algo físico, como por exemplo sacos de pancada ou videogame violento.
Veja algumas dicas para evitar comportamentos que poderão somente aumentar o seu sofrimento.
Terminou o namoro? Como sair da Fossa em 4 Passos
Como apoiar uma amiga que está passando por um divórcio
O passo a passo de como ajudar um amigo que acabou de terminar o namoro
Salvar o casamento, como fazer isso se o casal já se separou?
Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim. Não me alimento de quases, não me contento com a metade!
Quando quiser falar, estarei sempre pronta para ouvir, e se por acaso chorar, eu saberei lhe confortar. Mas saiba que não quero enxugar as suas lágrimas, quero lhe ajudar a parar de chorar, pois sei que não há melhor remédio para curar a tristeza do que a verdadeira amizade. Conte sempre comigo!
10 maneiras típicas para começar uma briga de casal
O relacionamento desgastado significa que o casal já não estão mais caminhando em sintonia, infelizmente, em muitos casos o amor não mais existe. Já em outros casos é só o desgastamento mesmo, algo que pode ser temporário causado por diversos fatores como estresse, falta de comunicação etc.
8 Sinais para saber se sua relação está em crise ou chegou ao fim
Confira a seguir algumas atitudes que podem ajudar o casal nessa tarefa:
Existe uma teoria que comprova a crise dos sete anos no relacionamento, o momento em que ou as coisas se ajustam e o casal opta pela separação. Mas, o que você não sabe é que outras crises acontecem ciclicamente no relacionamento: as de 1º, 14º e 21º anos.
Sentir-se só, mesmo estando com seu(sua) companheiro(a), que em sua presença demonstra claro desinteresse em manter você por perto ou participando de outras conversar, é sinal de que o relacionamento não vai bem.
Veja quais são as crises mais comuns na maioria dos relacionamentos e as dicas da psicóloga para superar cada uma delas.
Uma crise no relacionamento geralmente ocorre quando existem conflitos não resolvidos ou ansiedade acumulada e nenhum dos lados se sente preparado ou com força para resolvê-lo. Com o tempo, se a comunicação ou a solução não chegar, o casal acaba se distanciando e isso pode significar o fim do relacionamento.
Quando um ou os dois envolvidos na relação só consegue enxergar o lado ruim do parceiro, deixando as partes boas, que são o combustível para uma relação saudável, fiquem de lado ou mesmo esquecidos.
Principalmente, se o propósito de dar o tempo foi de eliminar as dificuldades que existiam na relação. "Dar um tempo é bom desde que o casal se proponha a refletir, avaliar a relação, ter alguns movimentos terapêuticos, de autoconhecimento, autopercepção, que aí sim poderiam ajudar", opina Vitor.
Isso já é uma variável que depende de cada pessoa. Um tempo pode durar uns dias, algumas semanas ou até mais de mês. Se acaba durando muito, já pode ser oficializado o término. Alguns também adotam esse tempo como uma relação aberta e chegam até a se envolver com outras pessoas.