A escala de Mc Farland (tabela 1) é uma escala nefelométrica de 11 tubos, numerada de 0,5 a 10, cujo padrão de turvação é o mais frequentemente utilizado nos laboratórios de microbiologia do Brasil e dos Estados Unidos, para determinar a intensidade de multiplicação bacteriana em meios de cultivo líquidos.
Objetivo: Obter uma turvação correspondente a 0,5 da escala de McFarland....
Os padrões de McFarland são utilizados como padrões de turvação na preparação de suspensões de microrganismos. O padrão de McFarland 0,5 tem aplicação particular na preparação de inóculos bacterianos para a realização de testes de sensibilidade antimicrobiana.
O preparo de suspensão bacteriana é procedimento importante para avaliação da inflamação e pode ser obtida por diferentes métodos que precisam ou não do passo de armazenamento.
A cultura bacteriana consiste em semear o material coletado em meios específicos para isolamento e identificação da bactéria causadora da patologia. Para realização desse exame, o animal deve estar 7 dias sem uso de antibiótico tópico e 15 dias sem uso de antibiótico sistêmico.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. Exemplos: Ágar Eosin Methilene Blue e Ágar Hektoen.
Enriquecimento: são preparações normalmente liquida que promovem o aumento de numero de bactérias. ex:Caldo Brain, Heart Infusion e o Caldo Tetrationato. Seletivo: utilizado para selecionar as espécies que serão isolada e impedir o crescimento de germes. ex: Ágar Manitol Salgado.