Auditoria financeira Também conhecida como auditoria contábil e fiscal, é responsável por analisar se o patrimônio da empresa está sendo bem gerido. Bem como revisar as demonstrações financeiras para assegurar a fidelidade dos registros. E, ainda, garantir que as obrigações estão sendo seguidas conforme a lei manda.
A auditoria interna é uma atividade de apoio para a alta direção e fundamental para a melhoria continua. Através dos resultados você consegue avaliar o desempenho, gerenciar riscos e garantir a segurança das informações. É um meio eficaz para identificar possíveis melhorias nos processos.
O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos da empresa podem ser alvo da ação.
Dessa forma é possível garantir que haja mais foco e direcionamento. A alta direção deve promover o uso da abordagem de processos e da mentalidade de risco. Para isso, é necessário que os líderes auxiliem as equipes na compreensão dos procedimentos.
Enfim, o objetivo maior da auditoria contábil é examinar a veracidade e a correção das informações apresentadas na escrituração e nas demonstrações financeiras das entidades, observando se foram executados de acordo com os Princípios Contábeis; se tais demonstrações contábeis refletem a situação econômica, financeira e ...
Auditoria contábil: qual a importância e como fazer?
· Como uma empresa do porte da General Electric pode evitar problemas contábeis como os relatados na reportagem? Justifique sua resposta. Para que se evite fraudes ou problemas contábeis em empresas de grande porte, recomenda-se que os colaboradores do setor de contabilidade da empresa fiscalizem.
A auditoria surgiu na Inglaterra por volta do século XIV ano de 1314 que tinha como visão supervisionar os registros contábeis. Já no Brasil foi reconhecido apenas em 1968 tendo seu fortalecimento somente em 1972, ato feito pelo Banco Central do Brasil.
Piso salarial do Auditor Fiscal Concursos recentes para auditor fiscal da Receita Federal oferecem o salário inicial de aproximadamente 15 mil reais para jornada de 40 horas semanais. No âmbito estadual, os concursos para auditores fiscais anunciam remuneração aproximada de 10 mil reais, dependendo do Estado.
10 dicas para se tornar um auditor de sucesso!!!
É um trabalho que envolve muita observação, concentração e análise de documentos e informações. Geralmente, são os profissionais de Ciências Contábeis que estão mais preparados para trabalhar com auditoria. Contudo, aqueles da área administrativa ou finanças também podem fazer uma carreira de sucesso na área.
As auditorias, portanto, são empresas especializadas em realizar um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por outras empresas, olhando sobretudo para os registros da contabilidade – averiguando veracidade e consistência desses dados, e se as operações financeiras estão de acordo com os padrões ...
Atuando como auditor interno o profissional deve se preocupar com a detecção de erros e fraudes e deve propor formas de evitá-los. Na auditoria externa essa preocupação não faz parte diretamente dos objetivos, mas deve ser relatada caso existam possibilidades desses eventos afetarem as demonstrações contábeis.
Após o bacharel em Ciências Contábeis, outra exigência é a aprovação e o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região em que o profissional pretende atuar. Com o registro no CRC o profissional estará apto para exercer a profissão de contador mas, ainda não como Auditor Independente.