A apojadura, que é o preparo da mama para o início da produção do leite, é um desses desconfortos e nem sempre é fácil. Ela geralmente acontece até cinco dias após o parto. “Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias e algumas vezes quentes. ... Essas características permanecem até o 7º dia pós-parto.
Mas algumas produzem mais leite do que seus seios suportam, o que provoca a sensação desconfortável de empedramento e mamas muito cheias – uma condição denominada ingurgitamento. Embora seja geralmente temporária, pode causar muita dor nas 24 a 48 horas que costuma durar.
Use compressas mornas ou bolsas de gelo (o que for melhor) e massageie suavemente (3). Medicação. Para a maioria das pessoas, tomar medicação para dor que pode ser comprada facilmente em farmácias, como ibuprofeno ou paracetamol, é seguro e é uma medida sensata para tentar aliviar a dor nos seios.
O leite empedrado não faz mal para o bebê mas pode dificultar que o bebê pegue a mama corretamente. O que se pode fazer é retirar um pouquinho de leite manualmente ou com a bombinha até que a mama fique mais maleável e depois colocar o bebê para mamar.
Normalmente, os sinais de que se está desenvolvendo leite empedrado incluem dor ao amamentar, mamas inchadas e vermelhidão na pele dos seios.
7 estratégias naturais para secar o leite
Como diminuir a produção de leite
Um remédio natural para aumentar a produção de leite materno é a Silimarina, que é uma substância extraída da planta medicinal Cardo Mariano. O pó de Silimarina é muito simples de tomar, bastando misturar o pó na água.