1. Excesso de suor. O excesso de suor na região íntima é a principal causa de coceira no saco escrotal e, é por esse motivo que esse sintoma acontece especialmente no final do dia ou quando se está fazendo exercício físico.
Alergia ambiental ou alimentar: as alergias podem facilmente causar eritema da pele do seu cão. São zonas preferenciais destas patologias as virilhas, axilas, abdómen e zona interdigital. Costumam estar associadas a prurido e, devido a coçar-se, vai trazer mais lesões ao local como crostas.
Uma vez confirmada a alergia na pele de cachorro ou a DAPP, o tratamento envolve o uso de antipulgas, assim como a limpeza total do ambiente para evitar novas infestações. “Em caso de lesões secundárias, o uso de antibióticos e de antialérgicos também pode ser associado ao tratamento”, diz a veterinária.
O tratamento é feito com produtos que matam o ácaro podendo ser de uma simples injeção, remédio oral ou shampoos . O veterinário irá escolher o melhor tratamento para cada animal, pois alguns cães não podem tomarcerto tipo de medicamento (collies).
Caroços pequenos podem ser tumores malignos ou benignos e podem surgir por fatores variados, como obesidade, problemas glandulares, efeitos de injeções, entre outros. Os tumores malignos crescem muito rápido e espalham-se pelo organismo do pet, diferentemente dos benignos, que demoram bem mais para crescerem.
Caroços na pele são qualquer protuberância ou aumento de volume localizado, que apareça na superfície da pele. Estes caroços podem surgir sobre a pele, como lesões mais superficiais, ou podem formar-se a partir de uma lesão mais profunda , que empurra a superfície da pele para cima, tornando-a sobressalente.
As pequenas bolinhas no corpo, que afetam adultos ou crianças, geralmente não indicam nenhuma doença grave, embora possa ser muito incômodo, e as principais causas desse sintoma são a queratose pilar, espinhas, foliculite e a alergia na pele.
Como já dissemos, se o seu cachorro tem um caroço na barriga, o mais provável é que seja uma hérnia umbilical. Uma hérnia em cachorro é ocasionada pela saída de um conteúdo interno, como gordura, parte do intestino ou até mesmo algum órgão como o fígado ou o baço, para fora da cavidade em que deveria estar normalmente.
Lipomas. Esse tipo de caroço na barriga do gato são acúmulos localizadas de gordura. Existe uma maior prevalência em gatos castrados com tendência para engordar e gatos obesos e geralmente se acumulam na barriga sob a forma de bolas duras. Atenção que gatos adultos com peso ideal também podem ter lipomas.
Sintomas de câncer em gatos