A garrafada do algodãozinho é usada para tratar mioma no útero, coceiras, manchas na pele, ou como depurativo do sangue. O polvilho é usado como anti-inflamatório, principalmente para tratar inflamações de útero e ovário, menstruação desregulada, doenças sexualmente transmissíveis, reumatismo, gastrite e úlcera.
Carapiá é uma planta que pode ser considerada, hoje, nativa do Brasil, nas encostas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, amplamente utilizada pelos índios, caboclos, povos do mato, sertanejos e quilombolas.
No Brasil, é utilizado como um remédio natural contra febres, diarréia e disenteria, problemas de pele, contra dores e inflamações do ouvido, anemia, problemas menstruais, alta pressão arterial, cistite, malária, problemas respiratórios superiores e desordens digestivas.
O Chá de Carapiá é ótimo para quem busca uma alimentação natural e saudável. Como fazer o Chá de Carapiá: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por de 3 a 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos.
1) Chá de mama-cadela Colocar 1 xícara de chá de folhas de ramos picados de Mama-cadela numa panela e cobrir com 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 24 horas, coar e beber 2 xícaras por dia.
A mama-cadela serve para o tratamento de doenças como vitiligo, manchas na pele, úlcera gástrica, resfriado, bronquite, má circulação, dores, inflamações, para purificar o sangue, e em caso de doenças reumáticas, mas sempre sob indicação do médico ou fitoterapeuta.
A Rhodiola rosea tem uma forte ação antioxidante que permite diminuir os danos do estresse oxidativo, levando a uma melhora da saúde cardiovascular. Além disso, como a planta também ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e o cansaço, também atua indiretamente no batimento cardíaco e na pressão arterial.
Protege do estresse oxidativo Dessa forma, o consumo desta planta pode ser capaz de proteger o corpo contra o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e até diminuir o risco do surgimento de câncer.
Benefícios: Estimulante Sexual, Tônico, Energético, Cansaço Mental, Aumento Desempenho e Potencia Sexual.
As folhas desta planta são utilizadas há muitos anos para aliviar e tratar os sintomas de infecção urinária e, segundo vários estudos, seus efeitos estão relacionados com a presença de uma substância, conhecida como arbutina, que tem forte ação antimicrobiana e que, por isso, consegue eliminar as bactérias, vírus e ...
Papaconha ou pepaconha serve para : Catarro, febre, gripe, para nascer dente fraco, resfriado, tosse, verme.
Pesquisas recentes demonstraram que suas raízes têm uma ação eficaz sobre o colesterol e principalmente triglicerídios. São fortemente hipotensoras, diuréticas, antiinflamatórias e febrífugas. Popularmente a guanxuma também é usada para diminuir a queda de cabelos e para escurecê-los.
A planta muçambê, também conhecida como sete-marias, muçambê-de-espinhos, muçambê-miúdo e beijo-fedorento, é indicada para problemas pulmonares. O chá das folhas e flores é tônico digestivo. ... O chá da raiz, bem como o lambedor, serve para tosse, asma e bronquite.
A Ipeca é um pequeno arbusto de apenas 30 cm de altura, que pode ser usada como planta medicinal para induzir o vômito, cessar a diarreia e para soltar as secreções do sistema respiratório. Ela também é conhecida como Ipecacuanha, ipeca-verdadeira, poaia e poia cinzenta, muito utilizada para provocar o vômito.
A erva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-ulcerogênicas, podendo ser usada como tratamento de artrite, cólicas, corrimentos, dores menstruais, orquite, inflamações do aparelho urogenital, inflamações dos ovários, reumatismo e úlcera crônica.
Origem: Da família Apocynaceae, possui caule longo e folhas opostas que são arredondadas na base, peltadas, lactescentes e carnosas, além das flores que apresentam uma coloração amarelo-enxofre. Também é conhecido por cipó-benção, cipó-capador, cipó-de-mucuna, cipó-de-paina, erva-santa, paina-de-penas.
No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas. ... De acordo com os pesquisadores do estudo, esse componente presente na casca do ipê-roxo, chamado de "beta-lapachone" tem potencial para ser utilizado no tratamento de câncer de pulmão.
O uxi amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.
Como utilizar o Uxi Amarelo e Unha-de-Gato? Ele deve ser ingerido 2 vezes ao dia após as refeições e o tratamento deve continuar no mínimo de 3 a 4 meses ou até que os problemas uterinos sejam solucionados.
Benefícios do uxi amarelo
Uxi amarelo e unha de gato "Consuma o chá de uxi amarelo pela manhã e o chá de unha de gato no período da tarde", indica o nutrólogo Alisson Melo.
A casca do Uxi amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Indicado também para cólicas menstruais, hemorragia uterina. Uxi amarelo indicado para cólicas menstruais, hemorragia uterina e mioma. Pode ser usado com a Unha de Gato para tratamento de miomas uterinos.
Não estão descritos efeitos colaterais. No entanto não é recomendado consumir uxi amarelo sem orientação de um médico ou fitoterapeuta. Além disso, a planta não deve ser consumida por gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
Consumido uma vez por dia em forma de chá da casca pela manhã em jejum durante o período pode produzir o efeito desejado.