Um cisto pineal é um crescimento cheio de líquido dentro da glândula pineal no cérebro. Na maioria dos casos, um cisto pineal é um tumor benigno que não causa nenhum sintoma. Ocasionalmente, um cisto pode aumentar e pressionar estruturas vizinhas, causando sintomas como dores de cabeça e visão turva.
Glândula pineal: o que é e como evitar sua calcificação com uma dieta nutritiva
A glândula pineal tem a forma de pinha, de onde o seu nome, mede 5-9 mm no seu maior diâmetro e tem peso variando de l50 a 220 mgl,2.
A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido, aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
Dessa forma, a maneira mais fácil de ativar a glândula dependerá da sua necessidade e dos seus objetivos. Se a ideia é estimular a produção de melatonina e induzir o sono, o ideal é evitar a exposição a todo e qualquer tipo de iluminação.