O teste dura em média 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação.
Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado. Os elétrodos podem ser arranjados de diferentes maneiras.
Você pode limpá-la normalmente com água e detergente neutro ou ainda com água deionizada. Se você precisar limpar algo com um pouco mais de veemência, o recomendado é usar uma solução de álcool isopropílico (uma parte), éter etílico (uma parte) e HCL 0,1 mol (uma parte).
O eletrodo é um polo condutor de corrente elétrica . ... O eletrodo para phmetro faz exatamente essa medição conectado ao medidor de ph que possui um circuito elétrico, o eletrodo transmite o sinal ao medidor de ph.
Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.
Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.
Resultados: A maioria dos profissionais entrevistados aplica o TENS em 3 sessões por dia, utilizando eletrodos de silicone carbonizado, calibragem no modo convencional em eletroestimuladores Ibramed, com tempo a partir de 20 minutos, para fins analgésicos, no tratamento de lesões traumato-ortopédicas e desportivas.
As contraindicações incluem dor de origem desconhecida, em pessoas com marca-passos ou doenças cardíacas, epilepsia, no primeiro trimestre de gestação, sobre o seio carotídeo, pele danificada ou disestésica ou internamente na boca (KITCHEN, 2003).
Como se trata de um método de tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a realização do TENS não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem para pessoas que possuem marcapasso, arritmia cardíaca ou alterações epiléticas.
A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.
No entanto um estudo envolvendo 13 pacientes com diferentes tipos de câncer, realizado por Ostrowski11, indicou que a TENS tem um importante papel no alívio da dor causada pelo câncer, e que alguns pacientes passaram a consumir menor quantidade de analgésicos durante a eletroestimulação.
Pode-se dizer que 30 minutos de aplicação do TENS sobre a região da face causa alivio de dor.
A fisioterapia na oncologia faz parte da equipe multidisciplinar da saúde e atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, tendo como metas preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e seqüelas ...
A TENS atua sobre os mecanoceptores periféricos, sendo o estímulo conduzido pelas fibras Aβ de diâmetro largo, até o conjunto de interneurônios que atua na inibição da retransmissão, na medula, dos estímulos dolorosos conduzidos pelas fibras Aδ e tipo C, ambas de diâmetros estreitos, fechando então a comporta da dor4.
O aparelho TENS de uso doméstico é muito eficiente para o alívio da dor, recuperação muscular e massagem relaxante. Isso porque, ele conta com 2 modos de massagem para relaxar os músculos; 3 para reduzir a dor em áreas específicas do corpo e 10 níveis de intensidade de pulsos elétricos.
Como usar TENS corretamente
Descrição: O Tens Vif 993 Four Quark é um aparelho para uso na Fisioterapia, um equipamento de eletroestimulação neuromuscular transcutâneo eficiente. Foi desenvolvido para fornecer ao profissional recursos analgésicos e estímulo circulatório de máxima confiabilidade e facilidade de utilização.
O Tensvif Four é um estimulador elétrico neuromuscular transcutâneo multifuncional. Foi concebido para fornecer ao profissional da área de fisioterapia, ampla gama de recursos, máxima confiabilidade e facilidade de utilização. Possue efeito "VIF" (Variação de Intensidade e Frequência).
O nome TENS é de origem inglesa e significa “Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation”; em português: Neuroestimulação Elétrica Transcutânea. A principal finalidade desta corrente é promover analgesia, bem como o alívio de dores agudas e crônicas e relaxamento muscular, através da estimulação elétrica dos nervos.
A sigla TENS vem do inglês Transcutaneous electrical nerve stimulation (neuroestimulação elétrica transcutânea) e foi utilizada na década de 70 com objetivos para analgesia, atuando na teoria das comportas de dor. A TENS tem finalidade de proporcionar analgesia.
A freqüência de aplicação da TENS varia desde 1 a 150 Hz, situados dentro do espectro biológico de aplicação da eletroterapia de 1 a 250 Hz. Quanto à duração de pulso, esta varia de 20 a 250 µs.
A Tens é liberada em frequência de pulso elevada, maior que 100 p.p.s, e pulso de longa duração, 300 a 1.
O NEURODYN PORTABLE TENS fES é um equipamento monofásico, podendo ser ligado às tensões de rede na faixa de 100-240V ~ 50/60 Hz. Basta ligar o aparelho na rede elétrica e ele fará a seleção de tensão de rede automaticamente. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.
A estimulação não deve ser aplicada sobre o pescoço ou boca. Espasmos dos músculos da laringe e da faringe podem ocorrer e as contrações podem promover o fechamento das vias aéreas ou causar dificuldades respiratórias. A estimulação não deve ser aplicada sobre a área cardíaca, pois pode provocar arritmias cardíacas.
Corrente Galvânica Para funcionar, o aparelho utiliza dois eletrodos, sendo um negativo e outro positivo, que ficam em contato com a pele do paciente. Pela pele ainda podem ser associados o uso de cosméticos ou de íons medicamentosos, aumentando a ação do tratamento.
O NEURODYN Esthetic é um equipamento monofásico, podendo ser ligado às tensões de rede na faixa de 100-240 volts 50/60 Hz. A seleção da tensão de rede é automática, portanto, não é necessário se preocupar com a tensão de rede local. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.