EQST

Quais As Caractersticas Histologicas Do Tecido Conjuntivo?

Quais as caractersticas Histologicas do tecido conjuntivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as características Histologicas do tecido conjuntivo?

Estruturalmente o tecido conjuntivo possui três componentes: células, fibras e substância fundamental. ... Os elementos fibrilares são as fibras elásticas, as fibras reticulares e as fibras colágenas. Este tecido possui vasos sangüíneos, nervos e células sem justaposição.

Quais são as principais características necessárias para definir um tecido e diferenciá lo?

Resposta. Epitelial = Ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização, grande capacidade de renovação celular. ... Conjuntivo = Possui espaço entre as células, é ricamente vascularizado, possui baixa renovação celular e material intersticial, possui o liquido intersticial.

Qual a forma de nutrição do tecido epitelial?

É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas. No tecido epitelial não existem vasos sanguíneos. Sendo assim, sua nutrição e sua oxigenação são de responsabilidade de capilares do tecido conjuntivo adjacente.

Como é realizada a nutrição das células epiteliais já que não possuem vasos sanguíneos?

Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente. Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, ou membrana basal visível. A lâmina basal separa e prende o epitélio ao tecido conjuntivo subjacente.

Quais são as principais especializações do tecido epitelial?

Especializações apicais

  • Microvilos (Microvilosidades) - especializações móveis. ...
  • Estereocílios - um tipo de microvilosidade, mas estes são imóveis e mais longos do que as microvilos (microvilosidades). ...
  • Cílios - Estruturas cilíndricas parecidas com dedos, presentes em quase todas as células epiteliais.