Sim, há calmantes naturais para cachorros estressados, agitados ou simplesmente que precisam ter uma noite tranquila de sono. Na natureza há muitas plantas cujos extratos acalmam e seus chás podem ser dados aos cachorros também. Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana.
Para te ajudar, separamos algumas maneiras eficazes de como acalmar cachorro bravo e ansioso.
4 medidas pra diminuir a ansiedade do seu cão
Enriqueça o ambiente com diferentes tipos de brinquedos. É comum que os tutores ofereçam somente brinquedos de roer, e isso não ajuda muito em casos de cachorro estressado. Apesar deles serem importantes, é necessário estimular também outros comportamentos naturais, como o forrageamento.
O estresse causa um temperamento mais afoito no cão, e pode se manifestar em diversas ocasiões. Por exemplo, em períodos prolongados em que ficam sozinhos, ou com fome ou sede, em alterações na rotina, durante o banho, com fogos de artifício, dentre outras situações.
Evite escolher o filhote mais agitado da ninhada, pois o filhote pode já estar demonstrando um comportamento hiperativo. Além de observar os filhotes, experimente fazer um carinho relaxante (massagear calmamente o animal enquanto fala com ele) e observar seu comportamento.
Como acalmar um cão ativo?
Uma dica simples e fácil é colocar alguns petiscos, ou até mesmo alguns grãos de ração, dentro de uma garrafa pet e fazer pequenos furos para que seu peludo seja desafiado a tirar toda recompensa da garrafa. Se a garrafa for transparente, melhor ainda! Assim ele consegue ver a recompensa, o deixando mais estimulado.
1- Constante agitação Um cãozinho hiperativo apresenta constante agitação. Isso é, independentemente de estímulos externos, não conseguem ficar quietos por um segundo sequer. De tal forma, a inquietação é um dos traços mais característicos da hiperatividade.
Como vimos no primeiro post sobre agitação, existem três fatores que são bastante comuns em cães agitados e que podem ser a razão pela qual seu peludo não para quieto: Predisposição, quando seu peludo tem por natureza a necessidade de gastar mais energia, Tédio, quando seu companheiro fica por um longo período sem uma ...
Entre as raças mais agitadas do mundo dos cães, estão Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Australiano, Jack Russel Terrier, Pit Bull, Whippet, American Staffordshire Terrier e Basenji.
Para quem tem família, as raças que têm disposição para brincar, são amáveis e tem maior facilidade para serem companheiros inseparáveis são as melhores escolhas. As mais indicadas por terem essas características são: Labrador, Beagle, Golden, Border Collie.
Veja a lista das 10 raças mais populares do Brasil de acordo com o último PetCenso feito pelo aplicativo de serviços para pets DogHero:
Conheça as raças de cachorros mais baratas de se manter:
As raças brasileiras de cachorro que existem são:
Um cão grande pode amadurecer mais lentamente no início, mas já ser considerado idoso aos 5 anos de idade. Raças pequenas e “micros” não ficam idosas até mais ou menos 10 anos (Yorkshire, por exemplo).
Renata Alves lembra que o próprio formato da ração deve ser levado em conta. “A ração de adulto para filhote pode ser prejudicial também devido ao seu tamanho, já que o grão é grande demais para os dentinhos pequenos do filhote.
Infância 1: de 3 a 6 semanas; Infância 2: de 6 a 12 semanas, Infância 3: de 12 a 16 semanas.
Ao nascer, o filhote de cachorro é cego e é por volta das 3 semanas de idade que os cachorros abrem os olhos e começam a ver. É por volta das 5 semanas de idade que os cachorros têm a visão periférica totalmente desenvolvida.