Geralmente em pó ou cristal, o MDMA pode ser colocado debaixo da língua ou misturado num líquido, muitas vezes ao álcool. O efeito dura de duas a oito horas, mas é totalmente eliminado do organismo até 48 horas depois do uso. O "auge" ou "pico" das sensações dura menos de uma hora, em média.
Ecstasy, MDMA ou simplesmente MD, também apelidada pelos jovens de Michael Douglas — são substâncias que provocam muita sede e aí pode morar mais um de seus perigos.
Álcool, maconha, solventes e heroína provocam sonolência. Enquanto ecstasy e cocaína exercem o efeito contrário. “No entanto, se observar que seu filho está dormindo muito, passa o dia todo deitado na cama e evita sair com colegas, é mais provável que ele esteja deprimido e não usando drogas”, diz Jackeline Giusti.
Alguns sintomas como olhos vermelhos, perda de peso, mudanças repentinas de humor e, até, perda de interesse em atividades diárias, podem ajudar a identificar se alguém está usando drogas. No entanto, de acordo com a droga que está sendo consumida, esses sintomas podem variar.
Como identificar um usuário de drogas?
Em um primeiro momento, quem usa cocaína pode sentir taquicardia, pressão alta, convulsões e espasmos. Mesmo depois de o efeito já ter passado, o indivíduo pode se sentir furioso, ter um comportamento agressivo e ficar paranoico.
Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.
Livrar-se do crack não é nem um pouco fácil. No entanto, com a ajuda de profissionais e clínicas especializadas, como é o caso da Clínica Vencer Sempre, é possível se libertar.
Principais sintomas
Quinze sinais indicam que seu filho pode estar usando drogas; fique atenta e descubra
Ela pode ser inalada ("cheirada"), na forma de pó, injetada quando diluída em água ou aspirada ("fumada") na foma de crack. O crack é uma mistura de cocaína com o bicarbonato de sódio ou amônia, vendido na forma de pequenas pedras que são fumadas em "cachimbos".