O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado e analisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.
Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete.
Os processos históricos não se relacionam entre si de forma estreita e determinista, pois não necessariamente os acontecimentos passados tomarão as mesmas formas em caso de repetição no futuro.
Resposta. Os fosseis trazem informações geológicas do passado do nosso planeta, mostram a evolução de tudo oque ja existiu.
Verificado por especialistas 1. Não é possível dominar o passado, vez que tudo o que podemos reunir sobre ele são documentos, memórias ou relatos que nos dão visões particulares sobre os fatos e acontecimentos, porém não proporcionam verdades absolutas.
Essa relação - passado e presente - constitui a essência da história. São as inquietações do presente que nos levam a reinterpretar o passado. A história é, portanto, uma ciência do presente. A história não só está viva como é a própria vida.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
Resposta. Um conjunto de fatos acolhido do passado, seja verdadeiro ou não, isto é denominado como fatos históricos. E tem relação com o presente porque são onde seram lembrados e apareceram novos fatos.
O físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, dizia que “a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão”. Uma interessante concepção atual sobre o tempo vai um pouco de encontro ao conceito de Einstein: de que efetivamente não existe passado e futuro, e sim unidades (ou porções) do agora.
Resposta: O Historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a história e aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem história e sem o historiador, não saberia o que aconteceu no passado.