Resposta. Por causa de uma força chama empuxo, , que atua de baixo para cima, no sentido contrário ao da força da gravidade. ... Caso o peso seja maior que o empuxo, o corpo afunda; caso o empuxo seja maior, mesmo que seja colocado dentro da água, o corpo subirá para a superfície.
Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Explicação: O isopor, por ser constituído principalmente de ar, possui uma densidade muito baixa, diferentemente da pedra que MUITO mais densa que o isopor. A água em si possui também uma densidade. O isopor é MENOS denso que a água, por isso boia. a pedra é MAIS densa que a água, por isso afunda.
O objetivo foi fazer aparecer os conceitos iniciais dos alunos no que concerne o flutuar e afundar; propor desafios que estimulam o raciocínio; proporcionar situações de instigação e curiosidade; comparar a flutuação entre diferentes objetos; observar a influência da quantidade de água sobre a flutuabilidade de um ...
Resposta. Afundam: Todos os materiais que possuem densidade maior que a da água, ex: Pedra, vidro, feijão cru, borracha (grande), clips metálicos... Boiam: ex: Gelo, papelão, pedaços de isopor, lapis, frutas...
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
As forças que atuam no corpo são o seu peso mg, exercido pela Terra, e o empuxo E, devido ao líquido. O corpo flutua porque o módulo do empuxo é igual ao módulo do seu peso.
Nem sempre o corpo emerge, flutua, chega a alguma praia ou mesmo é encontrado por tripulantes embarcados. Se ficar preso a algo no fundo do mar ou mesmo se possuir qualquer ferimento, pode jamais vir à tona ou mesmo romper-se. Em condições normais de afogamento, o comum é o morto boiar em no máximo 72 horas.
O Mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.