A lagarta permanece no casulo por apenas 2 semanas, conforme o corpo se transforma no de uma borboleta. Algumas espécies ficam enclausuradas durante o inverno, emergindo na primavera.
“Na realidade os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura quando se choca com a pele, eles não urinam nas pessoas. A toxina que eles liberam é uma forma de defesa já que eles acreditam que serão atacados. E dependendo do tipo de pele, a queimadura pode ser mais agressiva”, revela.
Outra alternativa para o controle de besouros numa plantação é o uso da Calda Sulfocálica, que atua como inseticida e pesticida orgânicos, criando uma camada protetora e protegendo as plantas, não só do ataque de besouros, mas também de fungos e ácaros.
“Faça três janelinhas triangulares em uma garrafa plástica, encha com 70% de álcool 96º (comprado em farmácias ou então use álcool combustível, sem aditivos) e 30% de água. Os insetos são atraídos pelo cheiro do álcool, caem no líquido e morrem.
“As medida iniciais são lavar o ferimento com água e sabão e posteriormente fazer o uso de uma compressa com água fria no local. Se não tratada corretamente, a queimadura de potó pode resultar em uma infecção secundária e até cicatrizes. Nesses casos, a pessoa deve procurar o médico para uso de medicamentos” explicou.