aspectos existentes da vida que conhecemos. Sendo a formatividade o modo de o homem lidar com o mundo, portanto, incluem-se aí o campo da moral, do pensamento e da arte.
Ao procurar definir a arte, diz Luigi Pareyson, que ela é produção de objetos radicalmente novos, que constituem verdadeiros incrementos da realidade, “inovações ontológicas”. Deixa bem claro que “ela não é execução de qualquer coisa já ideada, realização de um projeto” previamente concebido (PAREYSON,1984, p.
Três definições tradicionais: a arte como fazer, como conhecer ou como exprimir. Estas diversas concepções ora se contrapõem e se excluem umas às outras, ora, pelo contrário, aliam-se e se combinam de várias maneiras.
Conforme Pareyson (2001, p. 25-26), a Arte “não é execução de qualquer coisa já ideada, realização de um projeto, produção segundo regras dadas ou predispostas” – no que seu ensino não pode ficar restrito ao ensino de Desenho Técnico. “Ela é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.
Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada através de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em ...
Fazer arte é escolher o que fazer, com o que fazer e como fazer. É brincar com o mate- rial escolhido. É combinar, adicionar, criar formas, construir, inventar caminhos e soluções. É um surpreender-se a cada momento.
Não é necessário saber desenhar ou pintar; na arte contemporânea a verdadeira importância está no que você faz com o material que você tem nas mãos. ... Através da arte contemporânea, o artista busca interagir com o mundo a sua volta visando gerar mudança na sociedade.
Cidade lugar onde diferentes culturas, diferentes práticas culturais. A expressão Arte Urbana ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo. ...
2º O Fundo Municipal de Cultura - FMC, tem por finalidade financiar os projetos culturais nas áreas de Arte e Patrimônio Cultural, apresentados por pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado, inscritos no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC.
§ 1º O Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura - CMC, elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as Políticas Públicas de Cultura, consolidadas LeisMunicipais.com.br Page 5 no Plano Municipal ...
Para que o Fundo de Cultura criado possa receber verbas de outras instancias (governo federal ou estadual) é necessário que todo o Sistema Municipal esteja implantado. Isso significa que é preciso ter o Conselho de Cultura e o Plano Municipal de Cultura já implantados e reconhecidos pelo MinC.
A Lei nº 8.
A Secretaria da Cultura é responsável por planejar, sugerir e implantar as políticas municipais de apoio e incentivo à cultura. ... É da competência da Secretaria da Cultura: a Biblioteca Pública, o Conservatório Municipal, o Museu da Cidade, as Oficinas Culturais dos bairros, outros espaços culturais.