PLANTA DE FORRO E PONTOS DE ILUMINAÇÃO Podem ser de sobrepor, de embutir, pendentes, abajur… dá para criar diversas opções e ter diferentes visuais no ambiente! É nessa planta também que enumeramos os circuitos, ou seja, quais luminárias acenderão juntas e quantos interruptores serão necessários.
Um projeto luminotécnico é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação para um conforto visual eficiente. Esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores.
Avalie os espaços
Uma dica importante é iniciar o projeto no momento da construção, pois assim há uma flexibilidade maior para mudanças, além de poder trabalhar junto com a luz natural dos ambientes. Por isso quando for realizar o projeto, ele deve conter a planta do local e especificações de lâmpadas, luminárias e os pontos elétricos.
Chamamos de luz direta aquela que incide diretamente sobre algum objeto ou superfície com o suporte de um abajur ou luminária. ... Já a luz indireta é aquela na qual se utiliza alguma superfície (como o gesso) para rebater o fluxo luminoso.
A iluminação pode ser bem suave e contar com cores mais quentes. O foco em mesas de centro faz com que a iluminação também fique centralizada, iluminando muito mais. As luzes laterais e distribuídas em alguns pontos nas paredes – com spots – são saídas para ressaltar quadros, esculturas ou aqueles adornos preferidos.
Os lustras devem ser usados de preferência em halls de entrada, salas de jantar ou de estar, onde podem ocupar espaços de destaque. Normalmente o plafon ocupa o centro de um ambiente e é instalado bem próximo ao teto. Esta peça pode produzir efeitos de luz direta ou indireta.
O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento). Procure escolher bem a potência da lâmpada que você vai utilizar, evitando muita ou pouca intensidade. Se for possível, escolha uma luminária com dimmer (regulador de intensidade da luz).
2. Monte a estrutura da arandela de acordo com o manual do fabricante e desencape o fio tirando a capa de PVC, deixando uma distância 2 centímetros. 3. Faça um buraco na parede onde deverá ficar a caixa de saída e o acessório a ser montado.
Luminárias de foco dirigível são a melhor opção para iluminar mesas de home-office e de estudo, criados-mudos ou cantos de leitura. O que é luz difusa? Luz difusa é quando a luminária utiliza um difusor para suavizar e espalhar a luz.
Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras. Para isso, o foco de luz deve ser voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos da pessoa, além de ser posicionado do lado oposto à mão de escrita.
Está com algum rolo de barbante ou algum crochê que não usa mais em casa, transformá-lo em uma luminária é muito fácil. Para isso, basta comprar uma bexiga, enrolar o barbante ou crochê nela, passar cola em todo o entorno e após secar, estourar o balão. Não esqueça de deixar um espaço para passar e prender a lâmpada.
Como Escolher a Melhor Luminária de Mesa
Vem comigo que eu vou te falar mais sobre dois modelos, lâmpada de LED e lâmpada fluorescente! As lâmpadas LED são as melhores opções pra luminária de mesa, viu? Além de gastar pouca energia, ela pode durar anos e não esquenta o ambiente!
Uma luminária transite a luz direta para que você faça as suas atividades. É importante, além da luminária, escolher a lâmpada certa. De preferência, usasse cores frias, como modelos LED ou fluorescente. Se quer optar por um ambiente mais aconchegante, use cor branca ou opte por luzes quentes.
Uma luminária serve para complementar a luz do ambiente e é capaz de esconder ou dar ênfase a detalhes do cômodo. ... No caso das luminárias de mesa, além da função decorativa, elas possuem praticidade para leitura.
Uma luminária serve para iluminar, essa é a sua principal função. ... Para melhor iluminar tem que ter maior intensidade sobre uma área desejada. Para medir intensidade em uma área usamos a grandeza de medida lux e definimos o ângulo do facho luminoso ou ângulo de iluminamento em graus.
Como fazer luminária de PVC