cerrado
O marolo é uma boa fonte de proteínas, contendo cerca de 2,8 g por fruta. Dessa forma, beneficia a saúde dos músculos e pode auxiliar no ganho de massa magra, ou seja, na hipertrofia.
O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto.
Significado de Marolo substantivo masculino [Botânica] Planta anonácea (Anona rodriguesii).
Pinha, graviola e articum ajudam na pressão arterial, diz nutricionista | Minas Gerais | G1. Essas frutas também são ricas em vitamina C, benéfica para a imunização. Entre os benefícios, estão o controle de líquidos e prevenção de câimbras.
O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto do cerrado que apresenta polpa adocicada rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, o que torna a elaboração de um produto com excelente valor nutricional. O que pode auxiliar na prevenção de doenças como reumatismo, úlcera e até câncer de pele.
69 calorias
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
RECEITAS COM ARATICUM
A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.
Parta as pinhas e retire os caroços com uma colher – pegue o mínimo que puder entre a polpa e a casca, pois entre eles há uma areia. Passe os caroços em uma peneira para soltar a polpa, como mostramos no filme, e reserve 575 ml de polpa para a mousse.
No primeiro grupo entram frutas como: abacate, ameixa, banana, caqui, damasco, fruta-do-conde, kiwi, manga, maçã, mamão, maracujá, nectarina, pêra, pêssego, pinha e tomate. Elas devem ser armazenadas em ambientes ventilados e frescos e podem ir à geladeira, desde que fechados em potes ou sacos do tipo ziplock.
As sementes também serve para combater caspa. Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anêmicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C. Cãibras, Convulsões, Espasmos – Chá das folhas. Tomar varias vezes ao dia.
Pode-se fazer óleos, sobretudo na área cosmética e medicinal," concluiu a pesquisadora. "Nossos resultados demonstraram que tanto a polpa quanto os subprodutos, como a casca e a semente, apresentaram compostos bioativos benéficos à saúde.
“A principal forma de consumo da atemoia é in natura, no entanto, por ser uma fruta climatérica bastante perecível pelo alto teor de umidade, rápido amolecimento da polpa e escurecimento da casca, ela pode ser processada na forma de sucos, geleias, compotas e purês.
A pinha, pertence a família das anonáceas, a mesma da graviola e da atemoia, por exemplo, sendo extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Minerais – cálcio – 22-36 mg; fósforo – 25-41 mg; ferro – 0,6-1,8 mg; sódio – 11 mg; potássio – 275-382 mg; magnésio – 17 mg. Vitaminas – vitamina A – 10-30 mg; tiamina (B1) – 0,1 mg; riboflavina (B2) – 0,14 mg; niacina (B3) – 1,0 mg; ácido ascórbico – 25-34 mg.
Tabela Nutricional
A pinha, também conhecida como fruta-do-conde, ata, condessa e cabeça-de-negro, é o fruto da Annona squamosa, árvore da família das anonáceas, a mesma dos araticuns.
Em condições favoráveis de cul- tivo no Estado do Rio de Janeiro, essa poda pode ser realizada de dezembro a abril. Quanto mais tardia, melhor o preço de venda da produção.
PRODUÇÃO: Após 12 meses da enxertia, pode ser iniciada a florescência da gravioleira. Porém, a recomendação é que sejam eliminados os primeiros frutos, com o objetivo de preservar o vigor da muda por mais tempo. As graviolas podem ser colhidas manualmente, mas com cuidado.