O ideal é fazer a partir de 12 dias após o parto. Durante as consultas, prescrevemos cremes que vão preparando a pele”, informa a médica do Hospital Albert Einstein. A boa notícia é que alguns tratamentos estéticos podem ser feitos durante a amamentação e não oferecem riscos para o bebê.
Hidratantes. O uso de cremes e óleos específicos é essencial para manter a pele macia, pois evita manchas e estrias na gravidez. O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. “Outra boa opção é o Óleo Bio-Oil, rico em vitamina E.
Estrias: saiba o que são e como evitá-las
Não. O que acontece é o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer.
Não coçar Uma boa estratégia é nunca ceder a tentação e não cair no erro de coçar a pele porque isto pode destruir as fibras que dão sustentação à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias. Sempre que sentir vontade de coçar, aplique creme hidratante ou óleo mineral exatamente no local da coceira.
Não, coçar a barriga na gravidez não dá estria. O que acontece é o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Aí a pessoa fica achando que foi o ato de coçar ali que causou o surgimento da estria.
Prurido (comichão) Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico. O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira.
Como aliviar a coceira?
Herpes gestacional Aparece principalmente em mulheres com vários filhos. Incide em cerca de 70% das mulheres e tem maior tendência em ocorrer em caucasianas. Começa com uma coceira exasperante e eventualmente cria uma bolha. Geralmente se forma no abdômen e perto do umbigo.
Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.
Devido a variações dos hormônios, as mulheres grávidas podem ficar mais irritadas, mais chorosas e sentir uma raiva excessiva. As mudanças de humor podem ser bruscas: a mulher pode estar se sentindo feliz num momento e, logo após, sentir-se muito triste e chorosa.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.