Como comprovar renda sendo autônomo?
Um dos seguintes documentos:
Quais documentos comprovam renda de autônomo?
O informe de rendimentos é o documento que confirma quanto você recebeu — seus rendimentos — ao longo de um ano. É o comprovante de seus ganhos financeiros. Sem ele, não é possível fazer a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Caso o contribuinte ainda não esteja de posse de todos os comprovantes recomenda-se:
O Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte é o documento a ser fornecido pelas fontes pagadoras às pessoas físicas beneficiárias de rendimentos que sofreram retenção...
Nele, a organização aparecerá como “fonte pagadora” do Imposto de Renda e, o empregado, como “pessoa física beneficiária do recebimento”. ... Assim, quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ e isentos acima de R$ 40.
Campo 03 - Outros : Neste campo poderá informar o valor líquido dos demais rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, tais como: prêmios em dinheiro, bens e serviços, obtidos em loterias, sorteios etc.
Os mais comuns são feitos pelas empresas (sobre os seus funcionários), bancos, corretoras e o INSS. Lembrando que toda fonte pagadora deve informar os valores no anexo. Caso você seja o colaborador de uma empresa, ou até mesmo contratado por um autônomo, é necessário solicitar que a PJ disponibilize o informe.
Nesse caso, a pessoa física ou jurídica que tiver pagado à pessoa física rendimentos sujeitos a retenção do imposto sobre a renda na fonte durante o ano-calendário, ainda que em um único mês, fornecer-lhe-á o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte.